Boletim Atual
Normas para Publicação
 
 
Realização

 
 

Boletim Drogas e Violência no Campo
Ano 3 nº 8

» Editorial

A situação da violência no campo continua a ser uma das dívidas sociais que acompanham a nossa história nacional. O atual Caderno de Conflitos no Campo, da CPT confirma que os conflitos fundiários e os assassinatos de camponesas e camponeses permanecem a acompanhar a rota do agronegócio no Brasil. Assim, os principais conflitos deslocaram-se para o Centro Oeste e para o Norte. O processo de criminalização dos movimentos sociais do campo, em especial do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), prossegue. Trata-se de um conjunto de fatos que mostram como a  questão fundiária e agrícola no País exige uma profunda e vigorosa  Reforma Agrária, que permita aos camponeses e camponesas, organizados em unidades familiares de produção, já responsáveis pelo abastecimento de  grãos e hortifruti do mercado nacional, o desfrute de vida digna e de  qualidade.

É nesse contexto agrário do País que deve ser entendida a difusão da agricultura da maconha. Seria um equívoco interpretar essa agricultura exclusivamente a partir de uma lógica penal, do Estado Penal. Trata-se de  uma alternativa econômica que tem atraído milhares de brasileiras e  brasileiros de Norte a Sul, em parte, também, pela ausência de uma séria  Reforma Agrária. Imagino que tratar assim o assunto seja temível tanto para  os militantes da criminalização das drogas, quanto para os movimentos sociais do campo que já vivem sob o jugo dos preconceitos sociais e dos terrores do Capital. No entanto, é necessário que se faça um debate nacional sobre esse fato socioeconômico.

O atual número do Boletim Drogas e Violência no Campo segue com contribuições nessa direção. Traz um manifesto para um encontro em Valencia,  2008, na Espanha, no qual se discutirá como a política de drogas, em âmbito internacional, deve respeitar os direitos das camponesas e camponeses.

Oferece também o artigo de Joep Oomen, do ENCOD (European Coalition for just and effective drug policies), sobre as campanhas, na Europa, para uma política de drogas humanitária e justa. Parece-nos importante  mostrar que a questão dos efeitos nocivos e letais da atual política de  drogas é um problema internacional, não apenas brasileiro. Por isso, a  alternativa aos fenômenos da violência letal e da lógica repressiva da  política de drogas proibicionista deve ser buscada tanto em nível nacional,  quanto internacional.

É isso aí,

Boa Leitura! 

.
Publicado em: 21/08/2007
» Conteúdo
Aqui você poderá acessar notícias, artigos, entrevistas e outros. O TRD reproduz o material na íntegra, a responsabilidade pelas informações e opiniões é dos autores e veículos de origem.
Noticias

Artigos
- Sobre o Primeiro Fórum Global dos Produtores de Plantios Declarados Ilícitos
- Uma proposta de paz na guerra sobre a natureza - Cannabis Social Clubs
Entrevistas
- TRD entrevista jovem preso por plantio de ilícito
 
» Calendário de eventos
Esta seção destaca eventos realizados e previstos relacionados com o tema drogas e violência no Campo.

Feria de la Coca y Soberanía

Data: 2 à 9 de dezembro

Local: Cochabamba – Bolívia

Mais informações: http://www.cocasoberania.org/index.html

 

Koka Tinkuy 2007: Encontro Intercultural por Los 505 años de resistencia

Data: 9 a 16 de outubro

Local: Cusco – Perú

Mais informações: http://www.cocasoberania.org/index.html

 

XIX Congresso Brasileiro da ABEAD

Data: 5 a 8 de Setembro de 2007

Local: Hotel Glória - RJ

Mais informações: http://www.abead2007.com.br/

 

II Fórum Multiprofissional sobre Dependência Química

Data: 16 de agosto

Local: São José dos Campos

Mais informações:

http://www.inthervyvos.com.br/dependenciaquimica

 

III Festival Internacional de la hoja de Coca

Data: 4 a 8 de agosto

Local: Pichari – Vrae – Peru

Mais informações: http://www.cocasoberania.org/

 

 

 

.