Principal Quem Somos O que é quilombo Notícias Acervo Revista OQ Links Contato
KOINONIA

Notícias

MG - Cinco comunidades de Capelinha serão certificados como quilombolas


Fonte: Radar do Vale
 
12/06/2017

O secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Capelinha, Lou Brito, foi informado pelo presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Elivaldo Oliveira Silva, que cinco comunidades rurais capelinhenses receberão certificação quilombola. O título será entregue no dia 22 de julho, na abertura das festividades do Galpão Cultural na Festa do Capelinhense Ausente. Elivaldo Oliveira virá à Capelinha especialmente para oficializar a certificação.

As comunidades que serão certificadas como quilombolas são Fanadinho, Canoa, Vendinhas, Galego e Córrego dos Macacos.

O documento garante o reconhecimento formal dos seus territórios como remanescentes de quilombos, e é um instrumento que permite a inclusão das famílias nas políticas públicas específicas para estes povos. As comunidades quilombolas são grupos étnicos que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.

O processo de certificação serve para garantir direitos historicamente negados a comunidades remanescentes de quilombos para valorizar suas atividades produtivas, além de possibilitar o acesso a várias políticas públicas que podem mudar a realidade destes povos.

Intermunicipal
Duas comunidades a serem certificadas são intermunicipais, ou seja, estão localizadas entre dois municípios: Fanadinho fica entre Capelinha e Angelândia, e Vendinhas está na região compreendida entre Capelinha e Vendinhas.

Mais informações pelo telefone: 3516-4011.

 
O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.
 

Voltar

Compartilhar

 

Palavras-Chave

 

Busca

 

Colabore com OQ

Envie Notícias, textos, fotos. Clique aqui e saiba como participar.

 

Informativos

Cadastre-se e receba nosso informativo.

 

Siga-nos