Principal Quem Somos O que é quilombo Notícias Acervo Revista OQ Links Contato
KOINONIA

Notícias

RS - Comunidade é reconhecida como remanescente de Quilombo


Fonte: Gazeta web
 
12/07/2017

Integrantes da Comunidade Quilombola Vila Miloca, no município de Lagoão, receberam na tarde da quinta-feira, 6, no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otaviano Paixão Coelho, na localidade de Ronda Alta, o Certificado de Comunidade Quilombola fornecido pela Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura e responsável, entre outras ações, em reconhecer as comunidades quilombolas existentes no território brasileiro. Esta é a primeira comunidade quilombola reconhecida na região do Alto da Serra do Botucaraí.  

A Emater/RS-Ascar tem auxiliado no processo de certificação da Comunidade Vila Miloca desde janeiro de 2016 com visitas, reuniões e entrevistas com os integrantes da Comunidade, que são na sua maioria descendentes de Emilio Gonçalves dos Santos e se autodeclararam de ancestralidade africana. Em janeiro de 2017 a solicitação para o reconhecimento da Comunidade de Vila Miloca foi oficializada junto à Fundação Cultural Palmares, sendo publicada no Diário Oficial da União em 05 de abril de 2017.

O processo de certificação da Comunidade Vila Miloca envolve mais de 50 famílias residentes no município de Lagoão. "A certificação de uma comunidade quilombola é fundamental para as famílias, pois além de valorizar sua etnia, ancestralidade, cultura e a tradição, também fortalece os laços sociais, promove a organização comunitária e abre as portas para uma série de políticas públicas específicas para comunidades quilombolas”, explica o assistente técnico da área de Organização Econômica do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Evandro Scariot

 
O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.
 

Voltar

Compartilhar

 

Palavras-Chave

 

Busca

 

Colabore com OQ

Envie Notícias, textos, fotos. Clique aqui e saiba como participar.

 

Informativos

Cadastre-se e receba nosso informativo.

 

Siga-nos