Principal Quem Somos O que é quilombo Notícias Acervo Revista OQ Links Contato
KOINONIA

Notícias

PA - Quilombolas do Pará recebem visita do Conselho Nacional dos Direitos Humanos


Fonte: EBC
Por Maíra Heinen
 
03/10/2017

Problemas relacionados à construção de um porto, falta de titulação de áreas e conflitos com fazendeiros, são alguns dos temas que motivaram a visita do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, até a próxima quinta-feira, a comunidades quilombolas no oeste do Pará.

A comunidade quilombola Patos do Ituqui, por exemplo, lamenta a paralisação do processo de titulação, que está na fase do relatório antropológico.

De acordo com os moradores, o Incra não dispõe de recursos para questões básicas, como manutenção da antropóloga na comunidade para finalizar o trabalho no local.

O Incra também não teria recursos para finalizar a titulação da comunidade de Bom Jardim, em que o processo está em fase de avaliação e vistoria para posterior desapropriação de particulares.

Quem  explica é o líder quilombola, Dileudo Guimarães, da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém.

“O incra já fez um trabalho em algumas de nossas comunidades, mas ainda não concluiu o trabalho. O Incra ele alega falta de recursos, de pessoas que tá faltando lá no setor que trabalha a questão das áreas quilombolas”.

Dileudo, a luta pela titulação começou em 2005 e a falta do título da área provoca outros problemas como a entrada de não quilombolas na região, e o consequente conflito.

O Incra informou que sobre a comunidade Patos do Ituqui o processo foi aberto em 2013 e ainda não teve o estudo realizado devido à limitações orçamentária e de pessoal.

A falta de recursos também é um dos motivos para a não avaliação da área do quilombo de Bom Jardim, decretado em 2013. Mas o Instituto ressaltou que há, atualmente, 18 processos abertos em Santarém e que vários Relatórios Antropológicos estão prontos e a demanda está quase finalizada pela regional.

 
O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.
 

Voltar

Compartilhar

 

Palavras-Chave

 

Busca

 

Colabore com OQ

Envie Notícias, textos, fotos. Clique aqui e saiba como participar.

 

Informativos

Cadastre-se e receba nosso informativo.

 

Siga-nos