Principal Quem Somos O que é quilombo Notícias Acervo Revista OQ Links Contato
KOINONIA

Notícias

RO - Incra emitirá título de terra a quilombo Santa Fé


Fonte: Rondoniaovivo
 
03/10/2017

A Justiça Federal em Ji-Paraná (RO) atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPF) e condenou o Incra a concluir os trabalhos de identificação, reconhecimento, delimitação e titulação das terras tradicionalmente ocupadas pela comunidade quilombola de Santa Fé, em Costa Marques. O prazo é de 60 dias, sob pena de multa diária de mil reais.

A sentença é resultado de uma ação civil pública que o MPF ajuizou em 2014. Na ação, o MPF relatou à Justiça que a titulação da terra quilombola arrasta-se há anos. Em 2008, o Incra fez estudos na área, mas apenas após receber uma recomendação do MPF, em dezembro de 2013, o órgão agrário apresentou o relatório antropológico da comunidade, documento imprescindível à regularização fundiária.

Entretanto, ainda faltam outros documentos para a conclusão do processo. Somente após o ajuizamento da ação, o Incra formou grupo técnico para dar continuidade aos trabalhos de demarcação da terra quilombola.

Com a sentença favorável à comunidade quilombola, o MPF espera garantir o acesso dos quilombolas a direitos sociais e por fim a conflitos entre a comunidade tradicional e “posseiros”.

O Incra apresentou recurso da decisão da Justiça Federal em Ji-Paraná, alegando, dentre outros pontos, que já estaria em vias de concluir o processo de titulação de área. O recurso ainda será julgado no Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1), em Brasília.

A consulta processual pode ser feita no site da Justiça Federal com o nº 6049-20.2014.4.01.4101.

 

 
O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.
 

Voltar

Compartilhar

 

Palavras-Chave

 

Busca

 

Colabore com OQ

Envie Notícias, textos, fotos. Clique aqui e saiba como participar.

 

Informativos

Cadastre-se e receba nosso informativo.

 

Siga-nos