Principal Quem Somos O que é quilombo Notícias Acervo Revista OQ Links Contato
KOINONIA

Notícias

SP - Morre importante anciã quilombola de comunidade


Fonte: Massa News
 
08/05/2018

Uma das matriarcas mais velhas da comunidade quilombola João Surá, em Adrianópolis, faleceu por causas naturais no dia 27 de abril. Joana de Andrade Pereira, ou Dona Joana, como era conhecida, foi um exemplo do poder feminino afrodescendente.

Prestigiada por sua liderança espiritual e pelo conhecimento em etnobotânica, Joana estava presente em grande parte das mobilizações das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. A anciã participou, inclusive, da organização da Romaria da Terra em Adrianópolis, de audiências públicas e seminários promovidos pelo CAOP Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná.

Seu profundo conhecimento sobre a história, tradições e cultura das comunidades fez que com se tornasse uma informante privilegiada de trabalhos do Laudo Antropológico, do processo de demarcação do quilombo e de pesquisadores e documentaristas.

 
O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.
 

Voltar

Compartilhar

 

Palavras-Chave

 

Busca

 

Colabore com OQ

Envie Notícias, textos, fotos. Clique aqui e saiba como participar.

 

Informativos

Cadastre-se e receba nosso informativo.

 

Siga-nos