Principal Quem Somos O que é quilombo Notícias Acervo Revista OQ Links Contato
KOINONIA

Notícias

MG - Estado ignora violência do latifúndio na Comunidade Quilombola Pesqueira e Vazanteira de Croatá, MG


Fonte: Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva
 
18/05/2018

Prezados senhores,

Robson Fonzar – INCRA – MG

Prezado Sr. presidente da F. C. Palmares – Erivaldo Oliveira da Silva

 

Conforme solicitamos ao INCRA-MG, em ofício no último dia 07/05, a comunidade quilombola pesqueira e vazanteira de Croatá, conta com a atuação URGENTE deste Instituto e Fundação para impedir cumprimento de liminar de despejo (cf.  N° 0008590-64.2016.4.01.3807 – 2ª VARA – MONTES CLAROS – Nº de registro e-CD 00001.2018.00023807.2.00632/00136).

Que seja considerada a competência destas instituições na defesa da referida comunidade que tem processo administrativo tramitando em suas dependências, enquanto comunidade quilombola, inclusive iniciando estudos para o RTID.
O clima é tenso nas mediações. As famílias resistem enquanto observam a movimentação dos fazendeiros para o cumprimento da liminar de despejo.
Solicitamos URGÊNCIA, quanto ao recurso necessário para impedir esta liminar que, se cumprida, contraditoriamente, descumprirá os direitos da comunidade tradicional, que, além de ocupante de áreas de domínio da União, trata-se de remanescentes de quilombo. Os indícios de violências que rondam estes arredores pela organização dos latifundiários, poderão terminar em tragédias, atingindo, inclusive, idosos, crianças e mulheres grávidas.
A movimentação conferida no processo indica perigos à comunidade nos próximos dias,  uma vez que indica expedição de carta precatória à Comarca de Januária.

Por favor, aguardamos resposta conforme a urgência do caso.
Em vilância!
Comunidade Quilombola Pesqueira e Vazanteira de Croatá – Januária – MG.
Conselho Pastoral dos Pescadores

Imagem ilustrativa [inserida por Cedefes]:

Crédito Imagem:

http://peloterritoriopesqueiro.blogspot.com.br/2016/05/comunidade-pesqueira-de-croata-mg.html

 
O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.
 

Voltar

Compartilhar

 

Palavras-Chave

 

Busca

 

Colabore com OQ

Envie Notícias, textos, fotos. Clique aqui e saiba como participar.

 

Informativos

Cadastre-se e receba nosso informativo.

 

Siga-nos