Especial Planos de Aula: Discutindo quilombos, racismo e relações étnico-raciais
Ano 3 - Número 4
Novembro de 2016
Observatório Quilombola Koinonia

Publique na Revista

Diretrizes para Autores

As especificações técnicas da revista são:

  1. Os trabalhos devem ser inéditos e obedecer rigorosamente às normas de publicação listadas abaixo.
  2. As colaborações devem ser enviadas em formato eletrônico (Microsoft Word) para: oq@koinonia.org.br
  3. Deverá ser submetida uma declaração de ineditismo. O endereço e o modelo da declaração encontram-se ao fim desta seção.
  4. Quanto às contribuições submetidas para a seção temática da Revista, que compõem a maior parte de cada número, enfatizamos que elas devem estar obrigatoriamente relacionadas ao tema da edição.
  5. Serão aceitas resenhas críticas de livros publicados num espaço de tempo de 4 (quatro) anos, no máximo. Casos especiais serão analisados pelo Conselho Editorial da Revista.
  6. Os autores que enviarem para a Seção Livre deverão obedecer às normas de publicação gerais para artigos – os mesmos equivalentes para o dossiê temático – e serão avaliados pelo Conselho Consultivo e demais pareceristas.

Os artigos deverão ser apresentados na seguinte sequência:

  • Título, autor, titulação acadêmica, vinculação institucional, e-mail. Caso o trabalho apresentado for fruto de projeto de pesquisa vinculado a órgãos de fomento ou associado a grupos de pesquisa, esse deve ser citado em parágrafo separado antes do início do texto;
  • Resumo em português e 3 palavras-chave;
  • Texto;
  • Bibliografia (em ordem alfabética, devem constar somente referências bibliográficas citadas no texto. Seguir a NBR-6023 da ABNT);
  • Siglas e abreviações, quando de suas primeiras citações, deverão estar seguidas de suas significações;
  • Anexos (informação original importante ou detalhamento indispensável para a compreensão do texto);
  • Fotos, figuras, tabelas e gráficos devem ser enviados em arquivo separado, com legenda, citação de fonte e indicação precisa da página; e entre quais parágrafos devem ser inseridos no texto. Imagens deverão ter resolução mínima de 300 dpi.

Formatação dos Artigos:

Corpo do texto e bibliografia: fonte Times New Roman 12; espaçamento entre linhas 1.5; título em negrito e tamanho 14; margens esquerda e direita de 3,0 cm; margens superior e inferior de 2,5 cm; papel A4.
Rodapé (as notas explicativas devem constar no pé de cada página): fonte Times New Roman 10, espaço entre linhas simples, justificado.

As referências bibliográficas devem aparecer no corpo do texto, indicando sobrenome do autor, data de publicação, página citada (Ex: SILVA, 2008:1). As citações indiretas não contêm aspas e não é colocado página (Ex: SILVA, 2008). A referência completa deve constar na bibliografia ao final do texto. Os usos de ibidem, idem, apud e passim devem respeitar as regras da ABNT.

As citações de até 3 (três) linhas deverão vir entre aspas no corpo do texto. As citações de mais de três linhas devem vir destacadas, sem aspas, com recuo de 4 cm à esquerda, com espaço entre linhas simples e com letra tamanho 11; ambas seguidas das devidas referências no corpo do texto (Ex. acima). As eventuais intervenções no meio de uma citação (cortes indicados por reticências ou introdução de termos) devem ser colocadas entre colchetes. Os usos de ibidem, idem, apud e passim devem respeitar as regras da ABNT.

Citação de livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Edição. Cidade, Editora, ano, quantidade de páginas.

Citação de dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título da tese ou dissertação em itálico.Ano. Tese/Dissertação. Nome do Programa de Pós Graduação, Instituição, Cidade, Ano.

Citação de artigos: SOBRENOME, Nome. "Título do artigo". Título do periódico em itálico, Cidade, vol., n°, p. inicial-final, data.

Citação de capítulo de livros: SOBRENOME, Nome: Título do capítulo. In: AUTOR(ES) DO LIVRO. Título do livro em itálico. Cidade: Editora, Ano, p. ou pp.

Citação de Trabalhos apresentados em eventos: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, Cidade. Anais...: INSTITUIÇÃO, ano.

Citação de entidades coletivas: NOME DA ENTIDADE. Título do trabalho citado. Cidade: Editora, ano.

DECLARAÇÃO DE INEDITISMO:

Segue abaixo um link para um formulário de declaração de ineditismo. O autor deve imprimir, assinar, escanear e enviar o documento para oq@koinonia.org.br

[Clique e baixe a declaração]


 
Licença Creative Commons
Licenciado
Creative Commons
 

Compartilhar

 

Informativos

Cadastre-se e receba nosso informativo.

 

Siga-nos