Especial Planos de Aula: Discutindo quilombos, racismo e relações étnico-raciais
Ano 3 - Número 4
Novembro de 2016
Observatório Quilombola Koinonia

Edições Anteriores

Especial Planos de Aula: Discutindo quilombos, racismo e relações étnico-raciais | Ano 3 - Número 4 | Novembro de 2016
É com muita alegria que apresentamos mais uma edição da Revista do Observatório Quilombola! Dessa vez, trazemos uma edição especial para professores com dezenove planos de aula sobre escravidão, pós-abolição, quilombos, racismo e relações étnico-raciais. Trata-se de um trabalho coletivo, que envolveu cerca de 50 professores através de uma conexão maravilhosa entre Rio de Janeiro e Bahia. Esperamos que esse material sirva como um instrumento para a implementação da Lei 10.639 – que institui a obrigatoriedade do ensino de História e da Cultura Afro-Brasileira na educação básica, e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica.

Dimensões da Escravidão | Ano 3 - Número 3 | Maio de 2016
Essa terceira edição da Revista OQ foi pensada, quando em novembro de 2014, fui convidada a participar como debatedora da mesa “Dimensões da Escravidão” na “IX Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado”, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PGHIS/UFRJ). Foi uma experiência muito boa retornar à universidade onde me formei e poder conhecer de perto pesquisas tão interessantes como as de Camila Menegardo Mendes (UERJ), Julia Soares Leite Lanzarini de Carvalho (PUC-RJ) e de Júlio Dória (UFRJ).

Educação e Relações Étnico-raciais | Ano 2 - Número 2 | Novembro de 2013
A segunda edição da Revista OQ “Educação e Relações Étnico-raciais” foi pensada devido a duas importantes datas no ano de 2013: os 10 anos da aprovação da Lei 10.639/2003, comemorado em 9 de janeiro, e o primeiro ano das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, celebrado há poucos dias, em 20 de novembro. Sobre os dois temas, durante o último ano, tive experiências completamente diferentes que agora, divido com vocês.

Dossiê Abolição e Pós Abolição | Ano 1 - Número 1 | Novembro de 2012
Em 2010 o então editor do Observatório Quilombola José Maurício Arruti me convidou para atuar como editora assistente do site. O convite de deixou muito animada! Tenho um carinho muito especial pelo OQ, pois foi através dele que comecei a conhecer um pouco sobre a diversidade da realidade vivenciada pelas comunidades quilombolas espalhadas por todo o território brasileiro. A ideia era dar uma repaginada no site e além disso incluir a edição de uma Revista bianual. Topei e topei!


 
Licença Creative Commons
Licenciado
Creative Commons
 

Compartilhar

 

Informativos

Cadastre-se e receba nosso informativo.

 

Siga-nos