Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
PERIFERIA: PARA ALÉM DA VIOLÊNCIA
Ano 3 - Nº 9
Maio de 2008
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Artigos
 
Para acessar os artigos dessa edição, clique no título desejado.

Juventude, Periferia e Experiência Social
Para o autor, “O Brasil vive atualmente o que se convencionou nomear de “onda jovem”. (...) Se populacionalmente os jovens são significativamente numerosos, as políticas públicas voltadas para eles não correspondem à sua importância populacional e o quanto demandam de programas e ações visando à melhoria das suas condições de vida.
Periferia... para além da criminalidade
A dupla de autores discorre sobre as interações entre lazer, esporte e cultura nas áreas denominadas periféricas das grandes cidades brasileiras: “As atividades recreativas, segundo tal perspectiva, são entendidas como vivência do tempo e não do trabalho. (...)O que tal perspectiva enfatiza , no entanto, não é o fato isolado de se ocupar, mas proporcionar, pela via do lazer, uma socialização harmoniosa e não criminosa, representada por um novo modelo de aprendizagem”.
Violações de direitos: a violência nas cidades do Baixo e do Submédio São Francisco
Jorge Alítio oferece uma breve análise de alguns dos resultados do Mapa da violência dos municípios brasileiros 2008, com enfoque em alguns municípios do Submédio e Baixo São Francisco. Levanta a hipótese de tal persistência de altas taxas de mortalidade entre jovens ocorra em função da manutenção de uma política de drogas ofensiva e belicosa.
Serviço doméstico: um outro olhar sobre a subordinação
A antropóloga Jurema Brites analisa importantes aspectos sobre o trabalho doméstico, a partir de um alentado trabalho de campo e da revisão crítica à literatura sobre a questão produzida nas últimas décadas.