Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
BRASIL, PAÍS DE TODOS?
Ano 2 - Nº 5
Novembro de 2007
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Artigos
 
Para acessar os artigos dessa edição, clique no título desejado.

Como criar inimigos e influenciar pessoas
A autora disseca artimanhas e truques presentes em matéria jornalística capazes de manipular leitores: “Um adjetivo aqui, um advérbio acolá, uma construção verbal ali e voilá!, está dito sem estar escrito”.
Tem Capitão do Mato demais por ai! Todos PhD
Aí está o Capitão do Mato PhD em seu ofício policial: publica livros dizendo que a história não é bem assim, que escravidões existem outras, que Zumbi não foi Zumbi, Palmares não foi Palmares, trabalho escravo não é trabalho escravo (...).
“A gente se acostuma, mas não devia.”
A autora relembra e homenageia Fulgêncio Manuel da Silva, líder sindical do Pólo Sindical de Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco PE/BA, assassinado há 10 anos.
Como a Igreja Católica tratou negros e negras nestes 507 anos?
Uma alentada retrospectiva da relação entre a Igreja Católica Romana e negros e negras no Brasil do período colonial aos dias de hoje.
“Da comunidade de irmãos ao clube de empreendedores”: a Igreja Universal e a nova face do fenômeno religioso na sociedade contemporânea
A autor se propõe a situar algumas transformações em curso no cenário religioso brasileiro em suas possíveis relações com os desdobramentos da “modernidade tardia”. “Nossa principal preocupação será a de avaliar o impacto da “flexibilidade das relações sociais” e da crise da narrativa, promovidas por um capitalismo de curto prazo na organização do repertório religioso do neopentecostalismo”.