<
Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
OS NOVOS CAMINHOS DA AMÉRICA LATINA
Ano 4 - Nº 14
Fevereiro de 2009
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Índice
 
 
EDITORIAL
PÁGINA DE KOINONIA Profeta da Liberdade e da Libertação–Hélder Câmara

ARTIGOS
2009: Destino da América Latina nas mãos da América Latina , Emir Sader
2009 será, para a América Latina, assim como para o mundo inteiro, dominado pelos efeitos da crise econômica internacional. Desta vez nascida no centro do capitalismo, terá efeitos diferenciados nos países do continente, conforme a capacidade de resistência de cada país, o que, por sua vez, está diretamente vinculada às políticas adotadas por cada país nos anos de crescimento, prévios à crise.

A Canção da Bolívia , Oscar Tafetáni
Evo Morales Ayma (...)encabeça o que poderíamos chamar, embora pareça leviano, a via boliviana para o Socialismo. Em que consiste? Consiste em voltar a dar às palavras muito queridas da mitologia ocidental – como democracia -- seu sentido profundo. Porque assim como a democracia ateniense (...) as democracias bolivianas paridas pela Independência (...) tinham a imperfeição de ter deixado fora das decisões e do governo as etnias originárias.

Cuba não é irrelevante , Francisco de Assis Penteado Mazetto
A renúncia de Fidel foi útil para aferir como os atuais órgãos formadores de opinião da grande imprensa brasileira estão catequizados e rezando na cartilha neoliberal. Não se questiona a ordem estabelecida, a economia de mercado é considerada como sinônimo de democracia e tão natural quanto a Lei da Gravidade. Abertura econômica se traduz por mais capitalismo, mais individualismo, mais consumismo, mais concentração de renda, mais destruição da natureza, mais exploração da mão-de-obra e mais desemprego.

Panorama político e econômico da Venezuela para o ano 2009 , Luis Alberto Matos
Este ano já teve início uma grande ofensiva com o único objetivo de controlar tais reservas. E isto inclui uma guerra midiática que já começou com o controle artificial dos preços dos combustíveis. Mas, vamos avançar. Arábia Saudita, o maior país exportador, criador conosco da OPEP, já deu o passo que todos esperavam. E estamos unidos para enfrentar, não o preço alto, mas o intercâmbio justo das matérias-primas que produzimos no Sul.

Centenário de Dom Hélder , Dom Demétrio Valentini
Para a Igreja, D. Hélder sonhou, e divulgou sua grande utopia, carregada de profundo simbolismo: a convocação do Segundo Concílio de Jerusalém! Para entender a força deste sonho, é preciso saber o que foi o primeiro concílio, descrito na Bíblia e realizado no começo da Igreja. Os apóstolos se congregaram em Jerusalém e perceberam a universalidade do Evangelho de Cristo, que precisava romper os limites estreitos do judaísmo e de quaisquer outras amarras culturais e religiosas, para ser levado a toda a humanidade (...).


CRÍTICA

• Quando olhamos para trás...., Ivone Gebara



SEÇÕES

Coluna Anivaldo Padilha

Memória - textos que marcaram toda a existência do Tempo e Presença

Dicas Bibliográficas – novidades e recomendações de nosso acervo

Expediente

*TEMPO E PRESENÇA está adaptando-se ao novo Acordo Ortográfico entre os países de Língua Portuguesa.