Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
EM DEFESA DA VIDA
Ano 3 - Nº 7
Março de 2008
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Artigo
 
HUGO ASSMANN – um homem-para-os-outros...

Com pesar e saudade registramos o falecimento do Professor Dr. Hugo Assmann, no hospital onde se encontrava internado, em São Paulo,  na madrugada do dia 22 de fevereiro passado.  Teólogo, filósofo e educador, Hugo foi um pensador brilhante, desafiador e estimulante. Cientista social de rara sensibilidade e profundamente identificado com os destinos do povo brasileiro e latino-americano teve destacada atuação na consolidação do movimento ecumênico em nosso continente, especialmente  durante as décadas de sessenta a oitenta. Foi Secretário de Estudos do movimento ISAL (Igreja e Sociedade na América Latina), sucessor da Junta Latino-americana de Igreja e Sociedade,  quando de sua estada como exilado político no Chile, e um dos fundadores do DEI (Departamento Ecumênico de Pesquisas) como sede em San José, Costa Rica e da Associação Ecumênica de Teólogos do Terceiro Mundo (ASETT).

Um dos mais importantes arquitetos da Teologia da Libertação, deixa uma longa lista de livros e ensaios, notabilizando-se como um dos primeiros a refletir sobre as relações entre Teologia e Economia. De volta ao Brasil, depois da lei de anistia política, foi acolhido como professor e pesquisador pela Universidade Metodista de Piracicaba onde   desenvolveu  seminais reflexões sobre a temática da Educação.

Koinonia - Presença Ecumênica e Serviço e sua revista Tempo & Presença, que por muitas vezes teve o privilégio de hospedá-lo em suas páginas, desejam expressar a sua família e à comunidade ecumênica que Hugo ajudou a plasmar, sua solidariedade nesta hora de dor e de espanto, assim como sua gratidão pela vida generosa, profícua e provocante de quem foi um homem-para-os outros...