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GÊNERO: DA DESIGUALDADE À EMANCIPAÇÃO?
Ano 3 - Nº 8
Abril de 2008
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Mitos yorubás: o outro lado do conhecimento. José Beniste, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 303 p.

Mitos Yorubás é mais uma obra do autor consagrado pela qualidade de seus trabalhos sobre a Cultura Religiosa Afro-Brasileira (como As Águas de Oxalá, Jogo de Búzios e Órun-Àiyé: O Encontro de Dois Mundos). Em narrativas fluentes o autor apresenta lendas e mitos que justificam o Candomblé. São 34 histórias que abordam exemplos da vida, orientações éticas e disputas de poder, tendo como personagens os próprios Orixás. Em seu texto, Beniste explica por que Erinlé veste couro; Omolu e Exu te seus assentamentos do lado de fora das casas dos Orixás; o carneiro é a comida votiva de Xangô, mas é repelido por Yansam. Os mitos esclarecem também como a Terra foi criada e por que Oxalá recebe este título; esclarecem sobre a importância e o perigo de Iya mi Oxoronga e o culto Egungun; decifram a história completa do Xangô e a sua disputa com Ogum pelo amor de Yansam; explicam a obrigação de Exu em fiscalizar os axés, provocar Orunmilá e criar conflitos entre Yemanjá, Oxum e Yansam. "O que deve ser entendido é que há sempre um mito, um exemplo capaz de justificar qualquer teoria e qualquer prática, e que não de ser interpretado como curiosidade científica, mas sim como o reviver de uma mentalidade primordial. Nas civilizações africanas, o mito desempenha uma função indispensável", escreve o autor na apresentação. "Nenhum povo e nenhuma cultura formam-se como realidade histórica sem imagens e sem símbolos, sem teologia capaz de definir e sustentar os valores morais e religiosos, sem organização social e política; enfim, sem uma visão definida de mundo. O mito é essencialmente uma revelação e é desenvolvido para sustentar a crença religiosa." Dessa forma, em Mitos Yorubás, José Beniste oferece ao leitor histórias deliciosas, encantadas por um estilo didático, que segue uma linha de publicações claras, fluentes, tornando o nome do autor bastante expressivo nos meios religiosos como um participante íntegro e pesquisador altamente conceituado do Candomblé. Ao final da cada narrativa, algumas observações estão contidas em notas explicativas, objetivando uma compreensão melhor e mais ampla sobre o assunto.

NR: Os textos utilizados nesta seção são produzidos pelas editoras ou pelos autores e autoras.