Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
MÍDIA SACRALIZADA E RELIGIÃO SECULARIZADA
Ano 4 - Nº 15
Abril 2009
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Cr�nicas
 


CESE

Mulheres e segurança alimentar
Este foi o tema da oficina e do debate Igualdade de Gênero, Soberania e Segurança Alimentar, que aconteceu no dia 06 de março, no auditório da Cese, em Salvador. A proposta da atividade, que marcou a semana de comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março, foi discutir temáticas que envolvem a participação política de mulheres e o direito à alimentação.
A oficina, promovida pela Cese, Heifer International, Sasop - Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais, Terre des Hommes e Consea/BA – Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, levantou uma reflexão sobre essas questões junto com representantes do movimento social rural e urbano.

Repartir a terra, multiplicar o pão
Entre os dias 26 e 28 de fevereiro aconteceu em Salvador, o Seminário Nacional pela Campanha do Limite da Propriedade da Terra. O Seminário contou com a presença de 80 representantes de 47 entidades nacionais, e foi organizado pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), com o apoio da Cese. O principal objetivo do Seminário foi definir as estratégias para a Campanha pelo Limite da Propriedade de Terra, lançada em 2008, durante o Acampamento Nacional do FNRA, que aconteceu em Brasília. A proposta da Campanha é levar essa discussão a toda sociedade brasileira e sensibilizar a opinião pública para a necessidade de limitar a propriedade da terra no Brasil como uma das formas de dar-lhe efetiva função social, viabilizar a reforma agrária e assegurar a soberania nacional e territorial. Os participantes definiram que a partir de março de 2009 serão coletadas assinaturas de apoio, que servirão como um indicador de adesão da população à Campanha. Informações: http://www.cese.org.br/