Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
SOBRE JANELAS E NEVOEIRO
Ano 1 - Nº 1
Outubro de 2006
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

Mocambo: antropologia e história do processo de formação quilombola. José Maurício Arruti. Bauru, SP: Edusc, 2006. (Coleção Ciências Sociais)
Mocambo apresenta, dessa maneira, uma rara feliz combinação entre etnografia cuidadosa, análise antropológica acurada e uma recuperação histórica minuciosa. O resultado é uma obra inovadora que não só repensa as fronteiras entre histórias e antropologia como enfrenta a identidade – essa voga atual - não como ponto de chegada (uma tomada de consciência das origens), mas como chave de partida. Aqui se abre, e não se fecha, uma longa negociação, de alguma maneira relativa aos dilemas da instituição da memória.
Lilia Moritz Schwarcz

Cocaína: literatura e outros companheiros de ilusão. Seleção e apresentação Beatriz Resende: prefácio Luís Eduardo Soares. Casa da Palavra, 2006.
Exposta nas vitrines de farmácias e receitada como prescrição médica para adultos e crianças até meados dos anos 1930, a cocaína estava presente nas ruas, nas farmácias, nos bares, nas pensões, na publicidade, nos jornais e na literatura. Seu consumo foi definitivamente proibido por lei no ano de 1938, reforçando o decreto-lei 4.294, publicado em 1921, que coibiu a comercialização de substâncias alucinógenas como cocaína.

'Cocaína, literatura e outros companheiros de ilusão' é um livro isento de apologias contra ou a favor da liberação e legalização das drogas. Sua proposta é gerar reflexão e fomentar discussão sobre o tema apresentado pelos textos.

Mídia e Direitos Humanos. Coordenado por Veet Vivart. Pesquisa Guilherme Canela. Brasília: ANFI; Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Unesco. 2006.
“Os avanços em relação à agenda dos Direitos Humanos estão, historicamente, associados à atuação da imprensa não apenas por denunciar violações a tais direitos, mas também por fortalecer o debate público em torno das formas de garanti-los e promove-los. Mídia e Direitos Humanos oferece uma detalhada análise quanti-qualitativa da cobertura dedicada pelos principais jornais brasileiros a esse universo temático, que ganha especial relevância quando é colocado foco no processo de formatação de um modelo de desenvolvimento mais inclusivo e sustentável para nosso País.

Além disso, o livro traça um panorama histórico e conceitual sobre a atuação dos diferentes atores sociais Estado, Organizações da Sociedade Civil, Organismos Internacionais, Setor Privado, dentre outros na efetivação da complexa agendados Direitos Humanos.