Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
INCLUSÃO DIGITAL
Ano 3 - Nº 10
Junho de 2008
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

Alianza Ecuménica de Acción Mundial. Ampliar las alianzas efectivas: una guía trabajar con las organizacianesreligiosas en la respuesta al VIH y el SIDA. Genebra: Alianza Ecuménica de Acción Mundial, 2006.

Um guia sobre a resposta religiosa ao HIV/Aids que proporciona informação de referência e oferece uma orientação prática ao pessoal de agência das Nações Unidas, aos funcionários públicos, às redes de pessoas que convivem com o HIV, às organizações não governamentais, às fundações, assim como trabalhadores do setor privado que querem colaborar com as organizações religiosas em projetos conjuntos relacionados ao HIV/Aids.
(Informações traduzidas da introdução)
O guia está disponível em inglês, espanhol e francês e todas as versões podem ser baixadas na internet: www.e-alliance.ch/hiv_faith_guide.jsp



BRASIL. Biblioteca Nacional. Revista de História da Biblioteca Nacional. n. 27, 2008.
A Revista de História da Biblioteca Nacional preparou um especial sobre a abolição da escravidão, em 1888, mobilizando diversos historiadores para alcançar as origens desse processo que não terminou. Os artigos revisitam, em painéis acelerados, o drama marcante de uma época que assistiu ao fim de séculos de trabalho compulsório, degradante e cruel, mas economicamente confortável para certas elites. (Adaptado da Carta do editor)

CPT - Comissão Pastoral da Terra. Conflitos no campo: Brasil 2007. Goiânia: CPT Comissão Pastoral da Terra, 2008. 239 p.
Conflitos no Campo é uma publicação anual que registra os conflitos e as violências que atingem as comunidades camponesas e os movimentos e organizações dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. A CPT, ao divulgar esses números, quer que eles abram consciências e corações para sentir mais de perto a realidade do povo da terra e das águas no Brasil (...) (Adaptado da Apresentação)

Knowledge Centre Religion & Development. Transforming development: exploring approaches from religious perspectives. 2008.
Um relatório que analisa os processos da conferência “Transforming Development. Exploring Approaches To Development from religious Perspectives”, realizada na Holanda em outubro de 2007, organizado pelo Knowledge Centre Religion and Development.



REIS, João José. Rebelião escrava no Brasil: a história do levante dos Malês em 1835.São Paulo: Companhia das Letras, 2003. 665 p.

Na noite do dia 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de africanos escravos e libertos ocupou as ruas de Salvador, Bahia, e durante mais de três horas enfrentou soldados e civis armados. Os organizadores do levante eram malês, termo pelo qual eram conhecidos na Bahia da época os africanos mulçumanos.
Embora durasse pouco tempo, apenas algumas horas, foi o levante de escravos urbanos mais sério ocorrido nas Américas e teve efeitos duradouros para o conjunto do Brasil escravista (...)
(Reproduzido do Prefácio do autor)