Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
60º ANIVERSÁRIO DE ORGANIZAÇÃO DO CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
Ano 3 - Nº 12
Setembro de 2008
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

CROSSAN, John Dominic. Em busca de Jesus: debaixo das pedras, atrás dos textos. John Dominic Crossan & Jonathan L. Reed. Tradução Jaci Maraschin. São Paulo: Paulinas, 2007. Coleção Bíblia e arqueologia. 323 p.
Um exegeta conhecido, John Dominic Crossan, em parceria com um arqueólogo especialista nas escavações da Palestina, Jonathan L. Reed, unem-se para escrever a quatro mãos um relato que se aproxime o mais possível da história vivida por Jesus, reunindo pedras e textos, como dizem eles. Sob certo aspecto, a importância maior dessa obra é de natureza metodológica, pois mostra a riqueza da associação entre a arqueologia e a exegese.

Cantando e reinando com os Arturos. CD-livro. Organização: Comunidade Negra dos Arturos. Coordenação: Glaura Lucas & José Bonifácio da Luz. Belo Horizonte. Editora Rona, 2006. 108 p.
Trabalho realizado no ano de 2006, que pretende difundir e promover o reconhecimento público de uma das mais expressivas culturas musicais de tradição popular afro-brasileira praticada no estado de Minas Gerais. Seu conteúdo constitui um retrato abrangente do universo congadeiro dos Arturos, a partir de sua própria concepção e julgamento quanto ao que é relevante e significativo, e quanto ao que pode ou deve ser divulgado. O CD-livro é um importante recurso de memória para a comunidade, a partir de seus referenciais, como também uma complementação ao aprendizado das novas gerações nos processos de transmissão de saberes.

TEIXEIRA, Faustino. Ecumenismo e diálogo religioso: a arte do possível. Faustino Teixeira & Zwinglio Motta Dias. Apsrecida, SP. Editora Santuário, 2008. (Cultura e Religião).
O livro trata de um tema fundamental para o século XXI: a possibilidade do diálogo entre igrejas diferentes e entre culturas e tradições religiosas diversas, que vivenciam diferentes formas de crer e de compreender o mundo, o ser humano e Deus.

Cidadania, justiça e violência. Orgs. Dulce Chaves Pandolfi [et al.]. Rio de Janeiro. Editora Fundação Getúlio Vargas, 1999. 252 p.
O objetivo do livro é refletir sobre três questões que estão hoje na ordem do dia, ocupando o centro das preocupações da população em geral, dos poderes públicos e dos cientistas sociais: cidadania, justiça e violência. Ele tem sua origem em uma ampla pesquisa realizada pelo CPDOC-FGV e pelo Iser na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, cujos resultados foram discutidos em dois seminários, um nacional e um internacional. São os textos apresentados nestes seminários que se encontram reunidos em Cidadania, justiça e violência.

Autonomia e inclusão no mundo produtivo – A atualidade das ações de geração de trabalho e renda para as mulheres. Centro de Apoio ao Desenvolvimento – CAD. Rio de janeiro, 2006. 30 p.
O presente trabalho se inscreve como um esforço do Centro de Apoio ao Desenvolvimento (CAD) em aproximar-se da agenda das mulheres brasileiras por uma melhor e mais equitativa participação no universo produtivo. A inserção das mulheres no mercado de trabalho se traduz como uma das mais expressivas conquistas, ao lado do poder de voto, legadas do século XX. No entanto, são muitos os constrangimentos a serem superados e para que esses sejam devidamente ultrapassados é preciso que as pessoas e as instituições reconheçam as especificidades que as mulheres enfrentam neste ingresso e participação.