Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
RELIGIÃO E SAÚDE
Ano 4 - Nº 16
Junho 2009
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

KAMEL, Luciana. Diversidade sexual nas escolas: o que as profissionais de educação precisam saber. Rio de Janeiro: ABIA, 2008. Entre 2006 e 2007, a ABIA realizou oficinas de formação continuada para profissionais de educação e saúde de Nova Iguaçu, Caxias, Araruama e Cabo Frio. Esse trabalho consistiu na realização de capacitações com professores de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, do ensino médio e com profissionais de saúde. Os cursos foram pautados por oficinas com dinâmicas participativas, discussões teóricas e exibições de vídeos. Tais atividades permitiram aos cursandos debater e problematizar o impacto de atitudes, práticas e crenças discriminatórias relativas às práticas sexuais e seus próprios compromissos com uma educação transformadora, inclusiva e pluralista.
Entre 2006 e 2007, a ABIA realizou oficinas de formação continuada para profissionais de educação e saúde de Nova Iguaçu, Caxias, Araruama e Cabo Frio. Esse trabalho consistiu na realização de capacitações com professores de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, do ensino médio e com profissionais de saúde. Os cursos foram pautados por oficinas com dinâmicas participativas, discussões teóricas e exibições de vídeos. Tais atividades permitiram aos cursandos debater e problematizar o impacto de atitudes, práticas e crenças discriminatórias relativas às práticas sexuais e seus próprios compromissos com uma educação transformadora, inclusiva e pluralista.

NOBRE, Miriam. Caminhos para a igualdade de gênero entre indígenas e quilombolas. São Paulo: SOF Sempreviva Organização Feminista, 2006. 46 p.


APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da Cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. 302 p. O livro impressiona pela curiosa mistura de elementos autobiográficos - pois a condição africana do autor está sempre presente - e o altíssimo nível de erudição. É um texto raro, tanto pelo caráter interdisciplinar (pois incursiona pela biologia, filosofia, crítica e teoria literárias, sociologia, antropologia e história) quanto pelo aspecto intercultural (pois discute idéias africanas, norte-americanas e européias). Entre outros temas, Appiah critica de forma impiedosa a idéia de que existam raças humanas, mostra como a tentativa de construir uma identidade africana levou a minimizar-se a enorme diversidade cultural desse continente, discute conceitos como razão e modernidade (fazendo uma brilhante análise crítica de algumas posições de Max Weber) e questiona as formas mais comuns de construção de identidades (étnicas, religiosas, nacionais e supranacionais).
O livro impressiona pela curiosa mistura de elementos autobiográficos - pois a condição africana do autor está sempre presente - e o altíssimo nível de erudição. É um texto raro, tanto pelo caráter interdisciplinar (pois incursiona pela biologia, filosofia, crítica e teoria literárias, sociologia, antropologia e história) quanto pelo aspecto intercultural (pois discute idéias africanas, norte-americanas e européias). Entre outros temas, Appiah critica de forma impiedosa a idéia de que existam raças humanas, mostra como a tentativa de construir uma identidade africana levou a minimizar-se a enorme diversidade cultural desse continente, discute conceitos como razão e modernidade (fazendo uma brilhante análise crítica de algumas posições de Max Weber) e questiona as formas mais comuns de construção de identidades (étnicas, religiosas, nacionais e supranacionais).

IPHAN. Comunidade São Roque: referências culturais quilombolas. Santa Catarina, 2008. 1 DVD, Son., Col. Este documentário valoriza a voz da comunidade quilombola São Roque (Praia Grande/SC), a partir de algumas narrativas selecionadas em vasto campo que compõe o universo de suas referências culturais. Aparecem nele narrativas associadas ao tempo dos escravos, às formas de ocupação e divisão das terras (denominadas “grotas”) e aos personagens sobrenaturais. Os lugares e as formas de expressão estão presentes e constituem parte da cultura quilombola de uma comunidade em processo de reconhecimento de seus direitos territoriais e culturais.
Este documentário valoriza a voz da comunidade quilombola São Roque (Praia Grande/SC), a partir de algumas narrativas selecionadas em vasto campo que compõe o universo de suas referências culturais. Aparecem nele narrativas associadas ao tempo dos escravos, às formas de ocupação e divisão das terras (denominadas “grotas”) e aos personagens sobrenaturais. Os lugares e as formas de expressão estão presentes e constituem parte da cultura quilombola de uma comunidade em processo de reconhecimento de seus direitos territoriais e culturais.

CPT. Conflitos no campo Brasil 2008. Goiânia: CPT Nacional, 2009. A Comissão Pastoral da Terra divulga nesse trabalho os dados dos conflitos e da violência no campo brasileiro, relativos ao ano de 2008.
A Comissão Pastoral da Terra divulga nesse trabalho os dados dos conflitos e da violência no campo brasileiro, relativos ao ano de 2008.