Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
JUSTIÇA AMBIENTAL
Ano 2 - Nº 3
Abril de 2007
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

A janela da esperança. Documentário, 28min
Premiado documentário sobre o HIV/Aids em África, que conta a história de algumas pessoas comuns que estão fazendo coisas extraordinárias: são professores.

A África está no centro da epidemia do HIV?Aids. Ainda assim, no continente, como no resto do mundo, a maioria das crianças em idade escolar não sta infectada pelo vírus. O HIV/Aids pode não ter cura, mas pode-se prevenir, e se os professores puderem ajudar as crianças a evitar o contágio durante o crescimento, isso poderia mudar a face da epidemia numa geração. As crianças em idade escolar são uma Janela de Esperança para o futuro.

Filmado no Quênia e no Gana, o documentário acompanha três professores enquanto tentam transmitir conhecimentos às crianças, pais e outros professores que, por sua vez, levam esse conhecimento para as comunidades.

Artesanato do Quilombo de Ivaporunduva
A história do artesanato produzido por artesãos e artesãs do Quilombo de Ivaporunduva, uma das 58 comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira (SP). De forma resumida e didática, o livro explica o passo-a-passo da extração da matéria-prima - a palha da bananeira, que agrega valor à bananicultura, principal cultura agrícola da região –; como nasceu a idéia de recuperar a atividade para voltar a produzir objetos que estavam sendo substituídos por outros industrializados; e o estímulo e o incentivo de pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, que atuavam no Vale para tornar o artesanato uma alternativa de geração de renda para as comunidades.

Os textos, distribuídos ao longo de 56 páginas fartamente ilustradas com fotos e mapas, foram escritos com a participação do Grupo do Artesanato. A criação do grupo bem como o surgimento da Associação Quilombo de Ivaporunduva também fazem parte do livro, além de um breve histórico das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira - um dos últimos remanescentes contínuos de Mata Atlântica do Brasil, localizado no Estado de São Paulo. Uma amostra dos produtos feitos por artesãos e artesãs como bolsas, jogos americanos e caminhos de mesa também está retratada na publicação.

Belo Sertão – A convivência com o semi-árido através da música
Cd com encarte contendo letras e textos sobre a região do Semiárido brasileiro. O projeto tem a finalidade de registrar em música, de forma didática, os principais conteúdos da convivência com o semi-árido, que poderá ser utilizado nas escolas, nos trabalhos de Gerenciamento de Recursos Hídricos, entre outros.

A iniciativa do projeto é de Roberto Malvezi (Gogó), em parceira com Targino Gondin e Nilton Freitas; com o apoio da ASA – Articulação do Semi-Árido) e o patrocínio da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); Cáritas Brasileira; Mutirão de Superação da Fome e da Miséria (CNBB), Instituto Regional de Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), Comissão Pastoral da Terra (CPT); Sociedade da Obras Educativas da Diocese de Juazeiro (SOSE) e Misereor.