Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
SOBRE JANELAS E NEVOEIRO
Ano 1 - Nº 1
Outubro de 2006
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Editorial
 
Sobre janelas e nevoeiro

Há alguns meses, por motivos de força maior - detalhadamente explicados na carta reproduzida a seguir – foi interrompida a publicação da revista Tempo e Presença. Desde então, KOINONIA tem envidado esforços para restabelecer a distribuição da revista tão logo seja possível. Preocupamo-nos também em preservar a comunicação com leitoras e leitores, mantendo o compromisso com a informação qualificada.

Como ensina a sabedoria popular, fechada uma porta, abrimos uma janela: eis a Tempo e Presença Digital, publicação virtual que marca nossa presença no ciberespaço e reafirma o exercício de uma comunicação alternativa à grande imprensa e de perspectiva ecumênica .

Publicaremos artigos e a coluna ‘Teologia’, de nossa fiel colaboradora Ivone Gebara. Com o intuito de privilegiar a interação com os visitantes, criamos o ‘Painel do Leitor’, que estréia com as mensagens motivadoras e solidárias recebidas nos últimos meses. A seção ‘Para superar a Violência’ reúne as principais iniciativas nesse sentido realizadas pelas entidades parceiras.

Esperamos sua visita, seus comentários e sugestões. Aproveitemos ao máximo essa nova possibilidade trazida pela internet. Até que, passado o nevoeiro, possamos retomar nossa caminhada e manter portas e janelas escancaradas para quem quiser se chegar.

Helena Costa
Editora Assistente

Rio de Janeiro, 20 de junho de 2006.

“Faça como o velho marinheiro
que durante o nevoeiro
leva o barco devagar”
Argumento, Paulinho da Viola

Assinantes, colaboradores, amigos da revista TEMPO E PRESENÇA:

O sábio conselho do mestre Paulinho da Viola ilustra adequadamente a notícia que esta carta traz – ou por outra, o contexto que a gerou.

TEMPO E PRESENÇA sempre foi um projeto institucional, subsidiado pelo total de recursos de Koinonia. Para este ano tínhamos uma previsão de gastos com a revista que totalizavam mais de R$ 188.000 - para uma previsão de entrada de cerca de R$ 13.000. KOINONIA tem feito esforços para captar recursos adicionais, mas não conseguimos o suficiente para assegurar a produção da Revista. Este quadro levou a diretoria de Koinonia a suspender a publicação de TEMPO E PRESENÇA pelo período de um ano.

Dura decisão, muito penosa, para todos nós. Mas necessária: trata-se de assegurar a permanência da equipe para que possamos retomar esse projeto, com o qual temos uma longa ligação afetiva, profissional, ideológica. E nós, aqui, envolve leitores, colaboradores, articulistas, editores, revisores e toda a rede tecida carinhosamente por TEMPO E PRESENÇA nesses 27 anos. Assim, decidimos “levar o barco devagar” para não desistir da jornada. Pelo contrário, preparando-se para voltar ao mar assim que as condições nos forem mais favoráveis.

Esta notícia chega a vocês poucas semanas depois da edição 345 de TEMPO E PRESENÇA, distribuída juntamente com um comunicado da Distribuição garantindo os seis números deste ano. Esse aparente desacerto aconteceu porque a decisão de suspensão foi tomada pela Diretoria de Koinonia no dia 30 de maio último. Até aquele momento, empenhada na busca de recursos complementares, a equipe acreditava ser possível financiar as despesas até o fim do ano - estratégia considerada arriscada pela Diretoria, devido ao grande número de promessas não confirmadas.

Todas as assinaturas serão respeitadas e cumpridas a partir da retomada da publicação da revista. Estamos estudando como utilizar o website de Koinonia para manter seções ou colunas de TEMPO E PRESENÇA atualizadas. Outras alternativas adicionais de compensação, envolvendo outros produtos de Koinonia, podem ser sugeridas; estamos à disposição para discuti-las e implementa-las a cada caso, na medida do possível.

Esperamos que a transparência desta carta, a mesma que sempre pautou as relações de TEMPO E PRESENÇA e de KOINONIA com seus públicos, avalize o compromisso que ora assumimos. Contamos com a compreensão e o apoio de todos para que possamos atravessar o “nevoeiro” sem maiores perdas. Não queremos “ficar do lado de quem não quer navegar”, mas retomar uma viagem que, estamos certos, ainda não terminou.

Zwinglio Mota Dias
Editor de Tempo e Presença
Paulo Ayres Matos
Presidente de KOINONIA e da Diretoria

(Carta enviada aos assinantes da revista Tempo e Presença, associados de KOINONIA e colaboradores).

 
Publicado em: 23/10/2006