Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
RELIGIÃO E SAÚDE
Ano 4 - Nº 16
Junho 2009
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Editorial
 

Ao completar 30 anos de ininterrupta existência em sua trajetória de afirmação e promoção do movimento ecumênico e do processo de construção e fortalecimento da democracia brasileira, a revista Tempo & Presença celebra, ao mesmo tempo,  o 15º aniversário de organização de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço. Como instrumento de expressão e comunicação pública deste organismo ecumênico desde sua organização em 1994, como um dos sucedâneos do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI), esta revista, em sua já histórica trajetória, quer reafirmar seu compromisso com as lutas do povo brasileiro e seu engajamento junto aos setores mais vulneráveis de nossa sociedade.  É a partir deste lugar sócio-cultural que procura estimular e articular os sonhos de unidade da dilacerada e controvertida família cristã, ao mesmo tempo em que se empenha para criar condições para o diálogo entre diferentes tradições religiosas, sustentando e destacando a importância da diversidade e da necessidade de acolhida ao outro diferente, garantindo seu direito à identidade que o caracteriza.

Estas marcas profundas que informam a orientação editorial de Tempo & Presença e que refletem a perspectiva ecumênica e dialogal de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço serão explicitadas, a partir desta edição comemorativa, com a exposição das discussões que envolvem os eixos temáticos que estruturam os diferentes Programas de ação que pautam e expressam a existência deste organismo ecumênico.

Esta edição está dedicada às relações amplas e complexas que se dão entre Religião e Saúde,  eixo temático fundamental que informa, num recorte específico e objetivo, o Programa “Saúde e Direitos”. Partindo do universo simbólico que envolve a religiosidade brasileira -- tomado aqui como um universo matricial, presente em todas as manifestações religiosas organizadas nos mais diferentes “grupamentos religiosos” que compõem o cenário religioso do país -- este programa articula, organiza e dirige um extenso e intenso debate sobre o direito à saúde a partir do enquadramento religioso de seus participantes, tendo como ponto de partida processos (in) formativos com relação à pandemia do HIV/AIDS.

Os/as articulistas desta edição procuram deslindar, de diferentes perspectivas, as múltiplas manifestações das complexas e, às vezes, imponderáveis, relações entre fé e saúde/enfermidade. No conjunto, mesmo sem se terem colocado explicitamente esta questão, terminam por destacar,  por meio de suas diferentes abordagens, aqueles elementos presentes na crítica à medicina moderna elaborada por U. Galimberti ao afirmar que para esta... “o homem é um somatório de órgãos que interagem entre si como as engrenagens de uma máquina.”... e que acabou suplantando “a medicina de relação, mesmo que todos os médicos saibam que os órgãos adoecem também porque as biografias, os estilos de vida, os vícios, as virtudes, os amores, as alegrias, as depressões, numa palavra,  a relação com os outros e com o mundo não é saudável. E então o corpo entra em colapso, e de veículo se torna obstáculo para estar no mundo.”

Relembrando e celebrando os 30 anos de Tempo & Presença esta edição inclui, também, um relato histórico-avaliativo do papel desta revista ecumênica nas últimas três décadas, escrito por alguém que acompanhou de perto o desenrolar histórico desta publicação, o Revmo. Bispo Paulo Ayres Mattos, presidente de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço.

 
Publicado em: 24/06/2009