Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
“RELIGIÃO E VIOLÊNCIA”
Ano 6 - Nº 25
Agosto de 2011
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Editorial
 

Mais uma vez, infelizmente, iniciamos a apresentação de mais uma edição da nossa Tempo & Presença lamentando e nos desculpando pelo atraso de sua publicação. Contamos com a generosidade e paciência de nossos leitores e leitoras.

Esta edição está totalmente voltada para as questões que envolvem as complexas relações entre religião e violência. Tema de grande atualidade, quase todos os dias presente nas páginas dos jornais e nas telas de nossas televisões, tais relações não acontecem num vazio social e nem representam casos isolados em si mesmos, mas refletem, por diferentes formas, sua imbricação com a política e a economia, na medida em que fazem parte do tecido cultural que perpassa nossas sociedades. Historicamente, o campo religioso sempre foi marcado por gestos violentos por parte de grupos religiosos totalitários, dominantes ou periféricos, inconformados com a existência de atitudes alternativas a sua percepção do mundo e da vida. Tal comportamento, desde sempre presente em todas as sociedades, revela o intrincado conjunto de relações que subjazem à construção de estruturas de sentido e/ou significação para a vida.

O tema da intolerância religiosa, tão em voga em nossos dias, necessariamente, deságua em manifestações de violência, concreta ou simbólica, pois toda afirmação de caráter exclusivista implica na negação da validade de formas alternativas de concepção do Sagrado.
Nesta edição, contamos com a contribuição de 4 articulistas que tratam do tema da imbricação entre religião e violência a partir de diferentes perspectivas, mas todas procurando demonstrar  as relações, abertas ou encobertas, entre as formas religiosas e os mais variados modos de expressão da violência ao longo da história da humanidade.

Colaborou na composição desta edição o Prof. Dr. Rodrigo Portella, a quem expressamos o nosso cordial agradecimento.

 
Publicado em: 02/09/2011