Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
TEMPO & PRESENÇA
Ano 7 - Nº 27
Agosto de 2013
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Editorial
 

Nossa revista eletrônica se ocupa, nesta edição, com o atualíssimo e inquietante tema da “Violência contra as mulheres”. Os institutos de pesquisa especializados tem chamado a atenção das autoridades e dos meios de comunicação para a gravidade da situação em nosso país. Há poucas semanas, por exemplo, foi revelado que, só na cidade do Rio de Janeiro, foram cometidos cerca de 300 estupros nos dois primeiros meses do ano! No mundo inteiro a situação não é diferente. Os números de tortura, abusos e assassinatos de mulheres só tendem a crescer na maioria dos países, incluindo o nosso. Conforme revelado por uma autora nesta edição... “Segundo o Mapa da Violência – Homicídios de Mulheres no Brasil, a cada três minutos uma mulher é violentada. Entre os anos de 1980 e 2010, foram assassinadas mais de 92 mil mulheres no país. Nos últimos dez anos, foram 43,7 mil assassinatos, representando um aumento de 230% em relação ao período anterior. Como se esses números não fossem assustadores, os dados denunciam que apenas 2% dos agressores de mulheres são condenados...”

“Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço”, da qual esta revista é porta-voz, inclui esta preocupação com o desrespeito e a violência contra as mulheres no quadro maior de sua vocação de promotora de processos educativos e  formativos capazes de gerar condições novas que concorram para uma maior humanização das relações interpessoais em nossa sociedade. Como expressão dessa intenção fundamental esta entidade ecumênica lançou em 2012 uma campanha que tem por lema uma frase do apóstolo João (Jo 4, 18) ...”O amor lança fora todo o medo” em favor  do respeito e acolhimento das pessoas que, por diferentes motivações, não se enquadram nos padrões comportamentais estabelecidos ao longo do tempo e, de certa forma, “consagrados”  como a única possibilidade de convivência social. Ao mesmo tempo esta campanha procura  educar e formar para a cidadania responsável denunciando todas as formas de discriminação, baseadas em conceitos e ideologias que privilegiam o racismo, o machismo, o fundamentalismo religioso e econômico assim como todas as demais posturas de caráter fascista que negam o direito legítimo à diferença.

Esta campanha busca alertar as pessoas contra qualquer tipo de intolerância e, principalmente, é uma ação contra a homofobia. Pretende-se também promover a defesa dos direitos humanos, a redução dos índices de discriminação, a equidade de gênero, a adesão ao tratamento ambulatorial e ao teste de HIV.  A ideia da campanha surgiu com a participação de religiosos na Parada Gay de 2011, em São Paulo, pela primeira vez. O amor lança fora todo medo foi o lema do grupo, durante a parada. A presença significou a adesão de uma frente religiosa na luta pela defesa de direitos e pela superação da homofobia. Com o sucesso dessa iniciativa, repercutida em diferentes mídias, KOINONIA decidiu lançar a campanha nacionalmente.” 

Neste número de Tempo & Presença autoras e autores, a partir de diferentes perspectivas, tratam de forma clara e objetiva o gravíssimo problema da violência contra as mulheres que grassa em nossa sociedade.

 
Publicado em: 05/08/2013