Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
ECUMENISMO E DIREITOS
Ano 1 - Nº 2
Dezembro de 2006
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Memória
 
Textos que marcaram toda a existência do Tempo e Presença

O Assessor na Corda Bamba

Por: José Ricardo Ramalho. Tempo e Presença, n. 192 jun/jul. 1984.

A história e a trajetória de KOINONIA confundem-se, em muito, com a história da educação popular no Brasil, pois a instituição coloca-se como uma das herdeiras das experiências e práxis dessa área que se estabeleceram no País nos "anos de chumbo". Muitas delas foram gestadas e ensaiadas a partir do apoio e de ações de organizações ecumênicas, tal como o Centro Ecumênico de Documentação e Informação.

No texto histórico que selecionamos, escrito nos anos oitenta, estão anotações de uma prática de assessoria que acontecia na intersecção entre igrejas e movimentos populares, cuja reflexão é sobre uma postura de trabalho que, ao mesmo tempo comprometida, não abre mão do papel específico a ser desempenhado por Entidades de Serviço. O artigo de José Ricardo Ramalho revela nascimento do que hoje amadureceu, após longos anos de atuação, como afirmação metodológica de KOINONIA em dois eixos: da Ação Cultural e da Ética de Solidariedade, como constam em nossos Valores (vide nosso Planejamento Estratégico).

Portanto, cremos que as questões de fundo delineadas no artigo são sempre atuais, por apontarem, mais que esquemas de trabalho, a própria dinâmica das relações. E a essa, sabemos, sempre cabem atualizações hermenêuticas.

Boa leitura!
Rafael Soares Oliveira, secretário-executivo de KOINONIA.

» Veja o artigo completo, clique aqui.