Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
DESASTRES SÓCIO-AMBIENTAIS E A LUTA PELA JUSTIÇA ECOLÓGICA
Ano 5 - Nº 21
Outubro de 2010
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Coluna Anivaldo Padilha
 

A proposta desta coluna é de articular reflexões críticas sobre acontecimentos que abarcam a esfera social e interferem no encaminhamento e no desenvolvimento da sociedade como um todo, possibilitando ao leitor o acesso a um informativo de caráter instrutivo e esclarecedor, na medida em que usufruir das observações, do estudo e da longa história de Anivaldo Padilha, articulista da coluna.

CECA

CECA - Durante os dias 27 a 29 de agosto, mais de oitenta pessoas estiveram reunidas no 6° Seminário Nacional de Teologia da Libertação e Educação Popular. Com a temática Negritude e Branquitude: Razões da (des)igualdade, a questão racial do Brasil foi discutida como um problema de relações entre negros e brancos, pois a solução envolve a toda a sociedade.
O Seminário contou com estudos em grupos e debates sobre o mito da “democracia racial”, reproduzido nos livros escolares (fábula da convivência pacifica entre brancos europeus, índios e negros). Este foi o ponto de partida para a análise da realidade brasileira. Marcos Rodrigues da Silva, teólogo, doutorando em Ciências da Religião, fez um resgate da história da África, das comunidades tradicionais, dos quilombolas e comunidades negras rurais, no período anterior ao tráfico de escravos. Mostrou através de mapas como era a geografia do continente africano, e também a organização dos povos e suas origens ancestrais. Ao longo do seminário foram apresentados filmes de curta metragem sobre o tema em discussão, bem como poesias e “spots” com o intuito de enriquecer a discussão e também como forma de subsídio
Informações: www.ceca-rs.org

FLD

FLD - Projeto busca motivar jovens a permanecerem no meio rural
Jovens motivados e o envolvimento das famílias têm sido alguns dos resultados do projeto “Valorização e reinserção dos(as) jovens no âmbito socioeconômico da agricultura familiar nos municípios de Rio Fortuna e Grão Pará (SC)”, aprovado pela Comissão de Projetos da FLD em 2009. Através de atividades formativas, o projeto valoriza a identidade dos(as) jovens do meio rural, proporcionando condições para sua permanência voluntária e qualificada no espaço rural. A proposta é executada pela Coordenação de Juventude do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) e a Cooper-Família, em parceria com o centro de Centro de Elaborações, Assessoria e Projetos (Cesap).
O projeto teve início em março e os encontros acontecem uma vez por mês. Por sugestão dos participantes, os encontros realizados inicialmente no salão de uma das igrejas locais estão sendo organizados nas propriedades – o que tem dado muito certo. Outro fator de sucesso é o apoio e a união dos municípios de Rio Fortuna e Grão, que garantem a integração dos jovens e a troca de experiências em duas regiões diferentes.
Os encontros começam com um café da manhã para depois seguirem com formação teórica e visita na propriedade. Além da formação técnica e troca de experiências, o projeto prevê a elaboração de um vídeo sobre a experiência, a ser lançado em março de 2011, no acampamento da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf). Para isso, já estão sendo realizadas oficinas com assessoria externa. Tanto o roteiro quanto as filmagens serão feitas pelos jovens. “A experiência do STR/Cooper-Familia/Cesap é considerada pela Fetraf uma referência de trabalho junto à juventude rural”, disse Juliana.
Informações: www.fld.com.br

CESE

CESE promove a 10ª Campanha Primavera Para a Vida
Cuidar da nossa Casa Comum, a Terra
A primavera chegou e com ela a Campanha Primavera para a Vida, promovida pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE.
A cada ano a Campanha convida as comunidades para que desenvolvam ações e debatam um tema de grande relevância. Neste ano o tema escolhido foi o tema da Justiça Ambiental e a proposta é que as comunidades se dediquem ao debate sobre as causas e as graves conseqüências das mudanças climáticas e a necessidade de nos educarmos para garantir a vida da nossa casa comum, o Planeta Terra.
A CESE e a Campanha Primavera pela Vida querem contribuir para o enfrentamento, de forma engajada e criativa, do desafio de modificar padrões de comportamento e consumo, bem como exigir políticas públicas que garantam justiça social e sustentabilidade ambiental.
Como participar da Campanha?
As comunidades podem desenvolver várias atividades com esta temática, ajudando também a tornar a CESE e o seu trabalho mais conhecidos. Podem ser realizados:
Cultos e celebrações com a temática ambiental;
Palestras, oficinas e grupos de estudo para aprofundamento do tema da Justiça Ambiental, convidando representantes de Igrejas, movimentos sociais ou entidades ambientalistas;
Feiras e apresentações artísticas ou outros eventos culturais, arrecadando recursos para apoiar o serviço de Projetos da CESE;
Cafés da manhã, quermesses e rifas com renda revertida para o Serviço de Projetos da CESE.
Informações: www.cese.org.br

FE BRASIL

FE BRASIL - 4ª Jornada Ecumênica tem como temas Ecumenismo, Ecologia, Economia e Vida
“... e vossos jovens terão visões...” Joel 2.28
Os desafios da justiça climática impõem para a comunidade ecumênica a necessidade de uma atitude coletiva, capaz de contribuir também com o empoderamento das populações mais vulnerabilizadas. Considerando esse desafio, será realizada entre os dias 11 e 14 de novembro de 2010, na Vila Kostka, Itaici, Indaiatuba, São Paulo, a 4ª Jornada Ecumênica. A 4ª Jornada tem como tema Ecumenismo, Economia e Vida e pretende avançar na incidência pública e política (advocacy) para além da família ecumênica congregada na América Latina e Caribe.
São esperadas cerca de 300 pessoas, entre “jornadeiros/as” (pessoas que participaram dos encontros anteriores), grupos (leigos/as e clérigos/as) que priorizem a luta das mulheres e da juventude, os povos tradicionais e todos/as pessoas da sociedade civil que se sintam defensores/as de Direitos (DHESCA). Esta atividade é uma promoção do Fórum Ecumênico Brasil (FE Brasil) e do Fórum Ecumênico Sulamericano de ACT Aliança (FE-SUL). Para se inscrever é preciso contribuir com uma taxa de inscrição de R$ 360,00, que inclui hospedagem e alimentação. Até o dia 08 de outubro estão sendo oferecidas bolsas de hospedagem e alimentação.

Outras Jornadas
Desde 1994, ano de realização da 1º Jornada Ecumênica, que o FE Brasil reúne pessoas com pratica ecumênica religiosa, institucional ou de movimento para discutir assuntos conjunturais importantes e que marquem as grandes transformações daquele período. Em 2002, o símbolo da 2ª Jornada Ecumênica foi laços, o da 3ª foi redes e, desde então, essas redes, entre jornadeiros/as, igrejas, organizações e instituições ecumênicas, com movimentos e organizações sociais - vem se estabelecendo, possibilitando um processo de criação, ampliação e fortalecimento do movimento ecumênico no Brasil e demais países da América Latina e Caribe.
Informações no site da 4ª Jornada Ecumênica:
www.projornada.org.br.
Outros contatos:
Tel. (21) 3042-6445
Fax. (21) 3042-6398
E-mail: projornada@koinonia.org.br