Axé com Arte
logo

ILÊ AXÉ OPÔ AFONJÀ

Fundado em 1910, no bairro do Cabula, em Salvador, por Ana Eugênia dos Santos, o Ilê Axé Opó Afonjá é hoje um dos terreiros mais importantes do Brasil. O templo, dirigido Atualmente por Mãe Stela de Oxossi, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde o ano 2000. Ilê Axé Opô Afonjá foi o segundo terreiro reconhecido oficialmente como parte fundamental da memória e patrimônio brasileiros.

O templo se localiza numa área de quase 40 mil m², com construções destinadas à habitação e ao culto aos orixás, rodeadas de vegetação. Dentro do terreiro há ainda uma escola municipal, a Eugênia Anna dos Santos, onde os estudantes aprendem sobre a identidade negra (em aulas como as de Iorubá e história da África); o Museu Ilê Ohum Ilailai, com acervo composto por mais de 750 peças que fazem parte da história do centenário terreiro; e uma biblioteca com materiais de referência para estudiosos da cultura afro.

A oficina ministrada no terreiro em parceria com o projeto Axé com Arte é a de bordado Barafunda, forma tradicional afro-brasileira de confeccionar vestimentas dedicadas ao uso nos rituais de culto dos orixás, mas também em tecidos de utilidade doméstica ou roupas destinadas a outras ocasiões. 

ILÊ AXÉ OPÔ AFONJÀ



Compartilhe...