Foto: Annie Griffiths Belt
(Church World Service)

Criação:
FW2 Agência Digital

Sobre o Projeto Vídeos Contato
 

Os Terreiros de Candomblé são comunidades tradicionais, fato reconhecido até mesmo em lei. Você deve conhecer imagens dessas comunidades: de alguns rituais, das divindades, da contribuição para a cultura brasileira - especialmente quando se fala da Bahia e de Salvador.

Mas há outros jeitos de ver os Terreiros!

Você já pensou que essas comunidades ocupam territórios? Que essas comunidades atividades de promoção social? Pois fazem isso e muito mais. Há bairros que começaram com um núcleo de pessoas morando em um Terreiro; há atendimentos de socorro à saúde que só conhecedores de plantas dos terreiros podem prestar. Será que essas comunidades que sobrevivem no Brasil há mais de 250 anos têm ainda alguma coisa a nos ensinar? Será que seus conhecimentos, que começaram na África e se abrasileiraram, podem promover o bem estar das pessoas? Será que essas comunidades têm algo a fazer e a dizer para que o desenvolvimento social seja justo e acolhedor?

Antes de tudo, é gente religiosa promovendo a vida a partir do que sabem e buscando conhecer melhor e afirmar seus direitos contra todo tipo de preconceito e intolerância. Veja flashes dessas mulheres, homens e jovens, suas opiniões e ações que constituem um outra forma de definir e promover o desenvolvimento social.