Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
CONTEXTO QUILOMBOLA
Ano 3 - Nº 11
Julho de 2008
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

RIBEIRO, Carlos E (AUTOR). O Rio das Mulheres pelo Olhar de Ivaneide. Multizonal: Log On Editora Multimidia, 2007. DVD-R, Son., Col. (DOC TV).
A História de uma família onde, como tantas outras da região do Baixo São Francisco, as mulheres desempenham um papel fundamental na manutenção da organização social, no sustento, na educação das crianças, e, sobretudo, na obstinação de superar as grandes dificuldades com que convivem. Por meio de seus depoimentos, Ivaneide, com sua sensibilidade e olhar, crítico, nos apresenta uma dimensão do "seu " rio São Francisco. Através de seu cotidiano somos apresentados ao modo de vida de pessoas que mantêm uma sólida ligação com o grande rio.

SUNG, Jung Mo (AUTOR). Cristianismo de libertação: espiritualidade e luta social. São Paulo: Paulus, 2008. 168 p.
As perspectivas do cristianismo de libertação transcendem os compromissos sociais assumidos pela Igreja e pelos cristãos que almejam um mundo mais justo. Mesmo vivendo em uma situação socioeconômica globalizada, a situação dos mais fracos e oprimidos ainda está aquém das necessidades básicas para uma vida digna e igualitária. Dessa forma, Jung Mo Sung, em Cristianismo de Libertação, Espiritualidade e luta social é um dos autores da teologia da libertação latino-americana que mais tem contribuído para a reflexão sobre a relação entre teologia, economia e sociedade.
A obra apresenta duas importantes estruturas: “Cristianismo de Libertação”, esclarecendo as diferenças entre essa e outras formas de cristianismo; e “Um olhar sobre a Igreja e o mundo”, uma analise de diversos temas da vida social e da Igreja com o olhar da fé, na perspectiva da libertação.
Portanto, Cristianismo de Libertação, Espiritualidade e luta social é um livro com linguagem simples, direta e objetiva, e um conteúdo enriquecedor que inspirará novas lutas e conquistas de libertação e justiça social.

BATISTA, Vera Malaguti (AUTOR). Difíceis ganhos fáceis: drogas e juventude pobre no Rio de Janeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Instituto Carioca de Criminologia, 2003. 150 p. (Pensamento criminológico, 2).
De maneira clara e focada, Vera Malaguti ilumina a questão do envolvimento da juventude pobre e o tráfico de drogas. A autora expõe as diferenças entre repressão ao jovem de classe média e ao jovem menos favorecido, afirma que a destruição das estruturas previdenciárias só tende a incrementar o já tão congestionado Estado penal.

GOMES, Flávio dos Santos (AUTOR). Negros e política (1888-1937). Rio de Janeiro: Jorge Zahar ED., 2005. 92 p.
Narrativas historiográficas cristalizaram a imagem do negro como pouco mobilizado e excluído dos processos de participação política. Esse livro, porém, apresenta várias organizações negras que surgiram no pós-abolição. Propondo políticas públicas e inserção institucional, elas dialogaram com setores da elite, discutindo os conceitos de cidadania e de nação nas primeiras décadas do século XX.

MATTOS, Hebe (AUTOR). Escravidão e cidadania no Brasil Monárquico. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ED., 2004. 74 p.
A Constituição outorgada de 1824, que pela primeira vez definia os direitos e deveres dos cidadãos do jovem Brasil, legitimava ao mesmo tempo a continuidade da escravidão. Este livro busca esclarecer o que significavam esses direitos e deveres para a imensa população livre afro-descendente no Brasil monárquico, num momento em que a moderna noção de raça começava a tomar forma no Ocidente.

MATTOS, Hebe (AUTOR); RIOS, Ana Lugão (AUTOR). Memórias do cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. 301 p.
Os depoimentos de Memórias do Cativeiro: Identidade e Cidadania na Pós-Abolição são frutos de pesquisas diferenciadas, que incluem o Acervo de Memória do Cativeiro, do Laboratório de História Oral e Imagem do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (Labhoi-UFF), a tese de Ana Maria Lugão Rios sobre a história familiar dos descendentes de libertos nas antigas áreas cafeeiras do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e as entrevistas feitas pela equipe do Labhoi sob coordenação de Hebe Maria Mattos

SILVEIRA, Renato (AUTOR). O candomblé da barroquinha: processo de constituição do primeiro terreiros de Keto. Salvador: Edições Maianga, 2006. 645 p.
História do primeiro grande candomblé brasileiro sob o ponto de vista do antropólogo, artista plástico e designer gráfico Renato da Silveira, que dedicou boa parte de sua vida acadêmica ao estudo das religiões africanas e da herança cultural afro-descendente