Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
“RUMO À RIO+20 E À CÚPULA DOS POVOS: MEMÓRIAS DE TRAGÉDIAS QUE AINDA PERSISTEM”.
Ano 7 - Nº 26
Maio de 2012
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

REGO, Jussara Cristina. (Autor). Comunidades tradicionais de candomblé e preservação ambiental. Tempo e Presença, [S.l.], v. 20, n. 298. TP, 20(298)-Suplemento Especial TERRITÓRIOS NEGROS - TERREIROS DE CANDOMBLÉ. POR.


MACHADO, Eduardo Paes (Autor). As queixas da falta de chuva- mudanças ambientais e crise na agricultura. Bahia, 53-65. As queixas de falta de chuva entre agricultores e moradores de uma área do Sertão da Bahia revelam as mudanças ambientais e climáticas verificadas desde a ocupação agrícola e apontam para a incapacidade desses agricultores no sentido de modificarem suas praticas adaptativas e reverem sua relação com esse novo ambiente. POR.


DIEGUES, Antonio Carlos (Autor). O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec: NUPAUB: USP, 2000. 169 p. O mito moderno da natureza intocada trata das relações entre o ser humano e o mundo natural neste final de século, marcado por processos de globais que têm levado a uma crescente degradação ambiental. Nesse contexto, as sociedades ocidentais, e, sobretudo parte dos movimentos ambientalistas, têm criado mitos e representações simbólicas que têm por objetivo estabelecer ilhas intocadas de florestas, os parques e reservas naturais onde a natureza pudesse ser admirada e reverenciada. O livro analisa as várias concepções sobre o mundo natural, o papel das culturas e os debates atuais sobre as formas mais adequadas de proteger a diversidade biológica e a sócio-cultural. POR.


BERMANN, Célio (Autor). Hidrelétricas: águas para a vida, não para a morte! Tempo e Presença, Rio de Janeiro, v. 23, n. 317, p.10-13. POR.


VAINER, Carlos B: VIEIRA, Flávia Braga: PINHEIRO, Daniele Carvalho. (Autor). Há que barrar as barragens. Tempo e Presença, Rio de Janeiro, v. 23, n. 317, p.14-17. POR.


IULIANELLI, Jorge Atílio Silva (Autor). Águas para a vida no sertão. Tempo e Presença, Rio de Janeiro, v. 23, n. 317, p.18-22. POR.


GONÇALVES, José (Autor). Angola: um alerta mundial. Tempo e Presença, Rio de Janeiro, v. 23, n. 317, p.23-25. POR.


ROCCO, Rogério. (Autor). Baía de Guanabara, baía cidadã. Tempo e Presença, Rio de Janeiro, v. 23, n. 317, p.29-32. POR.