Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
VOZES DE ALERTA SOBRE A CRISE...
Ano 9 - Nº 28
Junho de 2015
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Editorial
 

É com alegria que retomamos as tarefas de publicação de nossa revista Tempo & Presença, ausente há mais de um ano do espaço público! Problemas vários enfrentados por Koinonia Presença Ecumênica e Serviço não nos permitiram dar uma sequência regular à edição da revista. Muitas tarefas, poucos colaboradores e recursos escassos têm sido as razões dessa ausência.

Nesta retomada de nossa publicação abordamos o tema que a todos e todas nos assombram, tanto em nosso país como pelo resto do mundo: a crise civilizacional com suas nefastas consequências de ordem socioeconômica, política, cultural e ambiental! Com a presente edição tratamos, preferencialmente, da crise político-econômica e cultural que nosso país enfrenta presentemente. Apresentamos duas análises que tratam, a partir de diferentes ângulos e visões, dos elementos  que constituem o cerne do embate político-ideológico e econômico que agitam a vida política do país. Uma terceira se ocupa da candente questão das mudanças climáticas destacando a relação direta entre destruição ecológica e ampliação da insana e irracional exploração do planeta sob a égide do capitalismo desumanizado que a tudo e a todos nos sacrifica no altar do lucro a qualquer preço.

Como estamos no período litúrgico de Pentecostes, segundo o calendário eclesiástico cristão, oferecemos, ecumenicamente, duas reflexões: uma sobre o significado teológico profundo desse período para os cristãos e outra  sobre a desconcertante e alvissareira figura do Papa Francisco.

Encerram esta edição duas manifestações públicas de católicos e protestantes sobre o momento político que atravessamos.

Desejamos a todos e todas boa leitura.

 
Publicado em: 02/06/2015