<
Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
INCLUSÃO DIGITAL
Ano 3 - Nº 10
Junho de 2008
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Índice
 
 
EDITORIAL
PÁGINA DE KOINONIA Quando caem as máscaras

ARTIGOS
O oásis desértico da tecnologia digital , Gilberto Barbosa Salgado e Sara Rodrigues de Moraes
Uma série de mudanças foi aberta tanto pela arquitetura de interface quanto pela sociedade em rede. (...) Uma das questões que se apresentam neste novo século é se essas mudanças seriam para todos. A sociedade estaria às portas de mudanças estruturais promotoras de libertação das amarras da comunicação de massa ou de um novo modelo de exclusão? Neste artigo serão analisadas algumas perspectivas da exclusão digital e questionadas algumas de suas bases e direções.

O mundo possível da tecnologia do bem , Rodrigo Baggio
O fundador e atual diretor executivo do Comitê pela Democratização da Informática aposta na escola como espaço privilegiado para a inclusão digital: “Especialmente em países menos favorecidos, a escola pode tornar-se um pólo de acesso à tecnologia, compartilhando seu uso e fomentando projetos comunitários que visem ao desenvolvimento local”.

Inclusão Digital – Os Desafios Colocados pela Cibercomunicação , Marcio Alexandre M. Gualberto
Márcio Alexandre, jornalista responsável pelo blogue Palavra Sinistra oferece uma visão otimista sobre a situação brasileira no tocante à inclusão digital. “Otimista pé no chão”, como ele mesmo qualifica. E alerta para a simplificação em confundir acesso à tecnologia com domínio dos códigos de comunicação: “Fosse dessa forma, por analogia, poderíamos supor que bastaria dar ao analfabeto alguns lápis, cadernos e livros, umas dicas rápidas para que ele se alfabetizasse”.

Inclusão digital sustentável: mais do que computadores, conhecimento que liberta e transforma , Sheila Dunaevits
A autora relata um pouco da trajetória e da metodologia do pioneiro CDI, que na década de 1990 – muito tempo em se tratando de informática – apostou na inclusão do cidadão na transformação da realidade, utilizando para isso a tecnologia. Hoje, já pode afirmar que “a experiência do CDI, fundamentada em diferenciais, demonstra que a apropriação da tecnologia combate a pobreza, favorece o empreendedorismo e incentiva jovens e adultos a se tornarem autores de seu próprio destino”.

Um instrumento de libertação , Gilberto Gil e Roberto Mangabeira Unger
Completa esta edição um artigo publicado anteriormente no jornal O Globo que traz o discurso do governo sobre o assunto. Interessante notar que o texto é assinado pelos ministros da Cultura e de Assuntos Estratégicos, o que ilustra com clareza as implicações e extensões que o tema da inclusão digital alcança.


CRÃÂTICA

• Inclusão Digital, Ivone Gebara



SEÇÕES

Coluna Anivaldo Padilha

Memória - textos que marcaram toda a existência do Tempo e Presença

Dicas Bibliográficas – novidades e recomendações de nosso acervo

Expediente

*TEMPO E PRESENÇA está adaptando-se ao novo Acordo Ortográfico entre os países de Língua Portuguesa.