Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
“RELIGIÃO E POLÍTICA: CON(VIVÊNCIA)? CON(FUSÃO)?”
Ano 5 - Nº 22-23a
Novembro de 2010
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

ECLOF Internacional. Informe anual 2009, 2010. 30 p.


Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais. Elas por elas: um século de lutas com mais mulheres no poder, 2010. 70 p.


COLQUE, Abraham; ESTERMANN, Josef. Movimentos Sociales y teologia em América Latina. La Paz: ISEAT, 2010. 357 p.


Fundação Luterana de Diaconia. Os dois rios: um diálogo entre juventudes e projetos sociais, 2010. 108 p. A provocação que resultou nesse livro veio da relação da FLD com grupos sociais de jovens que enfrentam duras realidades de violência e exclusão. Além do livro, a proposta inclui um vídeo, com a mesma perspectiva. Quatro conceitos chave nortearam os relatos: protagonismo, mudança, rede e políticas públicas. A ideia motivadora foi mostrar e sistematizar experiências desenvolvidas por-jovens-com-jovens, preenchendo uma lacuna em termos de registros formais do que está sendo feito pelas juventudes na área de projetos sociais. A parceria da FLD com a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) permitiu ampliar o universo geográfico das experiências, resultando em uma interlocução de grupos do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. A FASE, convidada pela FLD, relacionou dez grupos para participarem do projeto, e o processo correu paralelo, em parceria, nos “dois Rios”, com momentos de troca de informações e de ajustes da proposta.