Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
“RELIGIÃO E POLÍTICA: CON(VIVÊNCIA)? CON(FUSÃO)?”
Ano 5 - Nº 22-23a
Novembro de 2010
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Coluna Anivaldo Padilha
 

A proposta desta coluna é de articular reflexões críticas sobre acontecimentos que abarcam a esfera social e interferem no encaminhamento e no desenvolvimento da sociedade como um todo, possibilitando ao leitor o acesso a um informativo de caráter instrutivo e esclarecedor, na medida em que usufruir das observações, do estudo e da longa história de Anivaldo Padilha, articulista da coluna.

CESEP

Curso de Verão 2011
A Vida: Desafio à Ciência, Bíblia e Bioética do Genoma às Células Tronco
O Curso de Verão é um programa de formação popular no campo sócio-cultural, a partir da realidade e dos seus desafios, à luz da Bíblia, Teologia, Pastoral e do compromisso cristão na sociedade. É um espaço ecumênico e inter-religioso de convivência, partilha, troca de experiências, celebração e compromisso.
Acolhe participantes empenhados na busca da unidade entre cristãos e entre homens e mulheres de toda a família humana, no esforço para se transformar as pessoas e a sociedade na linha da justiça e da solidariedade.
É um curso realizado em mutirão: pessoas, famílias, comunidades, movimentos populares e instituições educativas e religiosas colocam-se gratuitamente a serviço de sua preparação ao longo do ano e de sua realização.
O curso é organizado para um grande número de participantes vindos de todas as regiões do Brasil e mesmo de países da América Latina, do Caribe e de outros continentes. Oferece, ao mesmo tempo, uma atenção muito pessoal a cada participante que é acolhido em grupos menores, dentro da metodologia da Educação Popular, que combina reflexão e criatividade, arte e celebração.
Em 2011, o XXIV Curso de Verão volta-se para a atual revolução no campo da biologia e da genética humana, mapeando os avanços da ciência, no sequestramento do genoma humano, nas promessas de terapias genéticas, nas técnicas de clonagem de plantas e animais, no combate biológico a pragas e doenças. Volta-se também para os relatos bíblicos da criação, no diálogo com os novos dados da ciência e as antigas e renovadas perguntas sobre o sentido da vida cósmica e humana, da existência pessoal e coletiva, em sintonia com a Campanha da Fraternidade: CF-2011, sobre a vida no planeta
Data: 09 a 16 de janeiro de 2011
Local: São Paulo
Informações: www.cesep.org.br

FLD

Novo Hamburgo forma primeira turma do Cataforte
O Curso de Capacitação de Catadores de Materiais Recicláveis, que teve sua formatura no dia 20 de novembro, em Novo Hamburgo (RS), é uma das ações do Projeto Catavida, da Prefeitura Muncipal de Novo Hamburgo, que está integrado ao Projeto Cataforte, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e Fundação Banco do Brasil (FBB). A Fundação Luterana de Diaoconia (FLD), em parceria com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), coordena o Cataforte no Rio Grande do Sul e acompanha a formação de mil catadores.
“O principal objetivo do Cataforte é fortalecer o associativismo e o cooperativismo dos catadores de materiais recicláveis, formando para a autogestão, assistência técnica e mobilização”, esclareceu a assessora de projetos da FLD, Angelique van Zeeland.
Informações: www.fld.com.br

CESE

Documentário sobre a juventude do subúrbio ferroviário da Península de Itapagipe, em Salvador
A CESE e as redes juvenis do subúrbio, através do Projeto Juventude Cidadã, lançaram em junho deste ano um vídeo contando as lutas anti-racistas e socioambientais enfrentadas pela população negra local do Subúrbio Ferroviário, em Salvador. Após o lançamento e a definição do nome que teve participação e sugestão direta dos jovens da comunidade, foi eleito o nome Subúrbio Negro para intitular o documentário de 27 minutos que narra a história dessas comunidades. Uma versão reduzida também já está disponível no youtube. Confira aqui. Atualmente, fazem parte do projeto 4 redes sociais, composto por algumas dezenas de grupos e movimentos sócioculturais que vivem no Subúrbio Ferroviário, dentre eles: o Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS); o Colegiado de Cultura da CAMMPI (moradores de Itapagipe); o Fórum de Entidades do Subúrbio (FES) e a Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe (REPROTAI). O projeto de nome Juventude Cidadã visa fortalecer as redes em suas atividades e contribuir para que desenvolvam institucionalmente capacidades de gestão e incidência política. Esta iniciativa nasceu em 2005, em parceria com a agência holandesa Kerkininactie/ICCO.

Subúrbio Ferroviário
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que a juventude brasileira é a maior vítima da violência. A Bahia e sua capital negra, Salvador, não escapam desta lógica perversa, agravada pelo racismo e a intolerância religiosa. Apesar de ser uma capital bela e culturalmente rica, a situação é particularmente grave em seus bairros populares, a exemplo do Subúrbio Ferroviário.
“Os grupos culturais que trabalham com arte-educação e com o diálogo interreligioso oferecem alternativas e esperanças para uma nova existência comprometida com novos formatos de relação gênero e raça, geração de renda e políticas públicas motivadoras de uma cultura de paz”, declara Zanetti.
Informações: www.cese.org.br

DIACONIA

ASA realiza Encontro Nacional de Comunicação em Pernambuco
De 1 a 3 de dezembro, cerca de 80 pessoas, que trabalham no Semiárido de Minas Gerais ao Maranhão, estarão reunidos no Hotel Campestre de Aldeia, em Camaragibe, Pernambuco, no Encontro Comunicação por uma Vida Digna no Semiárido. O encontro tem como proposta metodológica refletir sobre as diversas e ricas práticas de comunicação das organizações que compõem a ASA. Essa prática autônoma e difusa é a grande característica da comunicação na Rede. As experiências vão ser divididas em quatro eixos temáticos - Comunicação Alternativa, Comunicação em rede, Comunicação para visibilidade, Sistematização de experiências. Serão duas ou três experiências por eixo temático.
Informações: www.diaconia.org.br