Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
“RACISMO AMBIENTAL E CRIMINALIDADE – DESAFIOS À DEMOCRACIA”
Ano 6 - Nº 24
Abril de 2011
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

MARTINS, Jose de Souza. Caminhada no chão da noite: emancipação política e libertação nos movimentos sociais do campo. São Paulo: Hucitec, 1989. 148 p. Trata das lutas de libertação no "mundo camponês", defendendo a tese de que o processo libertador dos pobres da terra é um processo real, onde a maior dificuldade para romper as cadeias do cativeiro político, ideológico e espiritual, e sentida pelos intelectuais, políticos e missionários da emancipação, que não estão conseguindo interpretar as transformações. Esta crise ideológica e política dos "grupos de mediação", que se interpõem entre as lutas das classes subalternas e o processo político, e o núcleo problemático dos quatro ensaios que compõem este livro: 1- A nova cultura dos pobres do campo; 2- Libertação na terra dos aflitos; 3- impasses políticos dos movimentos sociais na Amazônia; 4- dilemas sobre as classes subalternas na idade da razão.


MACHADO, Eduardo Paes; TAPPARELLI, Gino. Violência juvenil, infração e morte nas quadrilhas de Salvador. Cadernos do Ceas, n. 165, p. 63-81, 1996. O artigo, a partir de relatos e histórias de vida, apresenta uma quadrilha formada por rapazes e moças de um bairro periférico da cidade de Salvador. Após contextualizar as relações dos jovens com as instâncias da família, escola, mundo do trabalho e vivência na rua, os autores descrevem a origem, organização e atividades da quadrilha e sua relação com os representantes do órgão de controle social.


Os jovens e o Submédio São Francisco: realidade e desafios. Rio de Janeiro: KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço. 40 p. Relata a realidade da região do pólo destacando a participação da juventude junto ao movimento sindical e demais ações sociais. Trata-se de um conjunto de informações e aprofundada reflexão sobre a organização dos jovens nos Projetos do Reassentamento de Itaparica e na Área Seca.


GIRARD, Rene. A violência e o sagrado. São Paulo: Paz e Terra. 1990, 391 p. Análise das teorias sobre as origens da civilização. "Destacando o papel da violência fundadora, apresenta uma nova teoria do sagrado, que lhe permite um reexame dos grandes temas místicos e rituais". "Põe na arena da discussão a polemica ideia de que os homens são governados por um mimetismo instintivo responsável pelo desencadeamento de comportamentos de apropriação mimética geradores de conflitos e rivalidades de tal ordem, que a violência seria um componente natural das sociedades humanas a ser incessantemente exorcizado pelo sacrifício de vítimas expiatórias".


FIORENZA, Elisabeth. Violência contra a mulher. Concilium, n. 252, p. 5-25, 1994.


BRASIL: nunca mais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1986. 312 p. Reportagem sobre uma investigação no campo dos Direitos Humanos, abordando a repressão política que se abateu sobre milhares de brasileiros considerados pelos militares como adversários do regime inaugurado em abril de 1964. Este livro surgiu da iniciativa de um grupo em pesquisar sobre este período de ditadura. O Projeto "Brasil: nunca mais" formulou este livro, que resume o relatório de pesquisa mais abrangente. Na sequência dos 21 capítulos que compõem esta reportagem, procurou alternar os conteúdos mais importantes, das denúncias, mostrando as origens do aparelho repressivo, sua estruturação e a relação entre torturas na fase de inquérito. O prefacio foi escrito por Dom Evaristo Cardeal Arns.