Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
ECUMENISMO E DIREITOS
Ano 1 - Nº 2
Dezembro de 2006
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

Resposta + 2006 – Experiências do Programa Brasileiro de DST e Aids
A revista apresenta as experiências do Programa Brasileiro de DST e Aids por meio de artigos sobre os temas: Epidemiologia; Diagnóstico Assistência e Tratamento; Prevenção; Cooperação; Pesquisa; Comunicação; Educação e Saúde.

Gestão de Associações no dia-a-dia
O autor José Strabeli se vale da estória da "Associação da Comunidade do Morro Alto" - nome inventado - para descrever os desafios, orientações e soluções criativas encontradas por inúmeras associações comunitárias. Conta de que forma ela foi se organizando, como fizeram para abrir uma conta bancária, contratar um contador, organizar o arquivo. Relata ainda de que forma fizeram um diagnóstico, planejaram suas atividades, elaboraram um projeto, negociaram e assinaram o contrato, entre outras atividades. Trata-se de um "guia" não só para associações que já estão em funcionamento como também para aquelas que pretendem seguir esse caminho.

Políticas públicas de DST/AIDS e controle social no estado do Rio de Janeiro: capacitando lideranças e promovendo a sustentabilidade das respostas frente à AIDS
Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, 2006. A série “Políticas Públicas ” pretende colocar em foco questões mais urgentes do âmbito do planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde, e dentro desse contexto, evidenciar estratégias mais específicas à prevenção e ao tratamento do HIV/AIDS.

“Políticas Públicas de DST/AIDS e Controle Social no Estado do Rio de Janeiro: capacitando lideranças e promovendo a sustentabilidade das respostas frente à AIDS", a 5ª edição da coleção, pretende contribuir para o fortalecimento das ações dos conselheiros de saúde e reforçar a agenda do movimento social no que se refere às políticas públicas voltadas para o HIV/AIDS. A publicação é distribuída gratuitamente, e também está disponível para transferência no site da ABIA.

Quilombolas do Pará – mapeamento de povoados negros rurais
CD-rom do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA, da Universidade Federal do Pará. Contém textos, fotos, croquis, pinturas, músicas e falas das comunidades estudadas. Abrange as regiões Guajarina, Tocantina, Bragantina, Marajó, Gurupá, Gurupi, Baixo Amazonas e Trombetas, com cartas geográficas georeferenciadas.

Vivas as Rodas de Samba! Patrimônio e Memória dos Quilombos Urbanos da Cidade do Rio de Janeiro. O Quilombo de Sacopã
O Projeto “Vivas às Rodas de Samba! Patrimônio e Memória dos Quilombos Urbanos da Cidade do Rio de Janeiro. Quilombo de Sacopã” visa contribuir para a necessária tarefa de produção da memória das ricas expressões da cultura afro-carioca, dentre as quais se situa, de modo singular, o Pagode do Sacopã, fruto da história e cultura de uma comunidade quilombola, urbana. O Pagode do Sacopã consagrou-se na década de 80 como a mais celebrada roda de samba carioca, incorporando-se rapidamente à história cultural da cidade do Rio de Janeiro. Foi uma experiência precursora do atual movimento de revalorização do chamado “samba de raiz”. Sua história se funde à própria história do Quilombo do Sacopã e, por extensão, a da própria região onde se localiza, a Lagoa Rodrigo de Freitas. Nesse sentido, o Quilombo/Pagode configuram um território negro incrustado em um espaço reservado aos extratos sociais e étnicos dominantes, demarcando uma relação de conflito. Essa relação estrutural conflituosa determinou a proibição oficial do Pagode do Sacopã, assinalando um retorno àquelas velhas práticas repressoras instituídas na República Velha de criminalização do samba.

Esse CD-rom busca tecer a memória de uma experiência de resistência cultural levada a cabo através da trajetória da comunidade quilombola do Sacopã, que combina muitas lutas temperadas com samba e carnaval.