Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
EM DEFESA DA VIDA
Ano 3 - Nº 7
Março de 2008
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. Sidney Chalhoub. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. 250 p.
Tomando como ponto de partida a cidade do Rio de Janeiro e a demolição de seus cortiços, passando pelas polêmicas entre infeccionistas e contagionistas em torno da transmissão da febre amarela e pela resistência das comunidades negras à vacina antivariólica, Sidney Chalhoub escreveu uma "história na encruzilhada de muitas histórias”.
De forma apaixonante e extremamente bem-humorada,
Cidade febril reinterpreta esses e outros conflitos à luz da história social. O resultado é uma obra riquíssima, que mapeia a formação das políticas de saúde pública no Brasil, as quais, longe de se limitarem ao século XIX, até hoje influem em nosso cotidiano com força assustadora. Prêmio Jabuti 1997 de Melhor Ensaio (texto de divulgação produzido pela editora)

A resistência do quilombo Frechal – a história da peleja dos negros e negras quilombolas contra um milionário opressor. Magno José Cruz, Centro de Cultura Negra do Maranhão, 2007. 30 pág. (Cordel baseado no livro “Frechal Terra de Preto – quilombo reconhecido como reserva extrativista; São Luís: SMDH/CCN – Projeto Vida de Negro, 1996, 219 pp.).
Este livro pequeno em tamanho, mas grande em conteúdo, conta para você, através de literatura de cordel, a valorosa e árdua história de luta e resistência de uma comunidade remanescente de escravizados que, lutando, tornaram-se quilombolas. Registra a perseguição e violência de um latifundiário paulista cujas vítimas fomos nós moradores do Quilombo Frechal, mas que soubemos resistir e derrota-lo. Registra também, outros atores que direta ou indiretamente ajudaram não só no resgate de nossa história, mas, colaboraram, sim, com a luta e resistência do nosso povo. (trecho da apresentação, de Élio Inácio silva, quilombola de Frechal).

A persistência da raça: ensaios antropológicos sobre o Brasil e a África austral. Peter Fry. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. 348 p.
Privilegiando a comparação contextual, Peter Fry combina a perspectiva analítica com o testemunho pessoal de uma trajetória multifacetada, em países nos quais provou vários tipos de colonialismo e variantes equivalentes de racismo (além da Inglaterra e do Brasil, a antiga Rodésia, o novo Zimbábue, Moçambique, África do Sul, Estados Unidos). O resultado é este livro, de bela harmonia, que intercala e combina temas macrossociológicos e análises de microeventos. Dividido em duas partes, uma se lê a partir da África - e reúne capítulos sobre as políticas coloniais portuguesa e britânica, o surgimento do segregacionismo inglês e a presença perturbadora do pensamento racializado autodepreciativo em uma pequena cidade de Moçambique. A outra parte se lê do Brasil, e focaliza as mudanças na "política racial", as implicações da adoção de uma taxonomia bipolar pelo Estado, o caso da "Cinderela Negra", a associação entre raça e programas de saúde, o debate sobre as "cotas raciais" e as implicações do critério de pobreza para a definição de quem pode pleiteá-las. (Trecho da orelha do livro escrito por Mariza Peirano, professora titular da UnB).

Em busca de Jesus: debaixo das pedras, atrás dos textos. John Dominic Crossan e Jonathan L. Reed. São Paulo: Paulinas, 2007. 323 p.
A obra se apresenta dentro de um esquema didático, a partir das dez principais descobertas das escavações sobre Jesus, tanto do ponto de vista arqueológico propriamente dito, como do ponto de vista dos novos textos. A associação dessas duas preciosas abordagens das origens cristãs tem como resultado um melhor conhecimento de Jesus e do quadro histórico em que viveu, além de proporcionar os elementos indispensáveis para a apreciação crítica de fatos ou aspectos singulares, geralmente trazidos a público pela mídia mais com a preocupação de causar impacto do que com a seriedade de quem busca realmente conhecer os acontecimentos ligados a Jesus e às origens do cristianismo.