Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
“AVANÇOS E RECUOS NO CAMPO RELIGIOSO, AQUI E ALHURES…”
Ano 5 - Nº 20
Julho de 2010
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Editorial
 

“Avanços e recuos no Campo Religioso, aqui e alhures…”

Infelizmente, esta segunda edição de nossa revista sai com um injustificado atraso, pelo qual pedimos desculpas aos nossos dedicados leitores e colaboradores! Explicações para essa falha existem, e várias... Mas nenhuma suficientemente capaz de sanar a ausência da revista no período para o qual foi prometida e planejada...

Neste número tentamos fazer um pequeno recorrido pelo trepidante campo religioso para observar e registrar os “agitos” que, ultimamente, têm marcado a dinâmica característica desse espaço social cada vez mais significativo nestes tempos ditos de “pós-modernidade”... Nos últimos meses o noticiário religioso/eclesiástico deu conta de escândalos sexuais, revelando o envolvimento de sacerdotes católicos em crimes de pedofilia, pastores neo-pentecostais escandalizando fiéis com a compra de caríssimos aviões particulares, crise entre lideranças das Assembléias de Deus, com rompimento de lealdades e criação de novas igrejas; envolvimento direto de líderes eclesiásticos com candidaturas às próximas eleições de políticos notórios ou deles próprios; surgimento de novas comunidades religiosas no interior de específicos segmentos sociais; interesses particulares motivando com intensidade o trânsito religioso entre diferentes grupos; crise econômica se abatendo sobre denominações históricas, dilaceradas por disputas pelo poder... continuidade de uma pregação baseada na discriminação de outras formas de manifestações religiosas, tendo a intolerância como o elemento básico de auto-afirmação de diferentes grupos... e por aí vai.

Nesta edição, nossos articulistas nos oferecem algumas reflexões sobre essas “novidades”, procurando assinalar os desafios que se colocam para os grupos religiosos, nem sempre muito preocupados com a fidelidade às razões que lhes deram origem, num esforço de compreensão da dinâmica sociocultural em que se encontram inseridos.

É isso aí.
 
Publicado em: 13/07/2010