Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Ano 3 - Nº 13
Dezembro de 2008
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Artigos
 
Para acessar os artigos dessa edição, clique no título desejado.

Uma experiência bem sucedida: o Programa Egbé Territórios Negros de KOINONIA
“Este Programa de KOINONIA mantém sua expectativa de apoio e fortalecimento das Comunidades Negras Tradicionais no Brasil. Mais especificamente, no que se refere à promoção e discussão do Desenvolvimento desejado pelas Comunidades, que hoje faz parte de todas as agendas de debate.”
Considerações sobre a Lei 10639
“Ao pensamos na aceitação do tema proposto pela Lei 10639 as dificuldades na concretização dessa aceitação se tornam maiores. Mas a que se deve esta dificuldade na aplicação desta lei? À falta de formação e informações específicas no e sobre o tema ou a resistência a tratar de assuntos que mexem com preconceitos profundamente arraigados nos educadores/as? Ou às duas coisas?”
A intolerância religiosa e a cosmovisão africana de mundo
“Para o Povo Yoruba a fé também não é cega, baseia-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhes dá sustentação. (...) Considera que cada povo terá sua visão de mundo, não lhes sendo facultado o direito de praticar atos que levem à hegemonia, ao estabelecimento de supremacia étnica ou cultural.”
Caso Mãe Gilda
“É exatamente a partir deste momento, quando KOINONIA assume a defesa do Caso Mãe Gilda, que o tema da intolerância religiosa passa a ser discutido, numa mudança perceptível no comportamento de diversos segmentos da sociedade, que se engajam nessa luta, se apropriando do tema que há muito tempo precisaria sair do anonimato”.
Religiões afro-brasileiras e saúde da população negra: subsídios para o processo de educação permanente em saúde no âmbito da humanização
“O impacto da fé na saúde dos chamados doentes e a forma como esta doença é tratada, na mais perfeita integralidade, são pautas que atingem no Brasil de todos, diretamente as religiões de matrizes africanas. É então, a humanização da saúde que pode, de fato, transformar-se em ação institucional e responder a estes males da sociedade chamada de democrática.”
FUNDAMENTALISMO: O delírio dos amedrontados (Anotações socio-teológicas sobre uma atitude religiosa)
“A presente reflexão tem por escopo apresentar algumas considerações a respeito de uma atitude religiosa, oriunda e vigente, há cerca de um século, no amplo espectro do Protestantismo que, nas últimas décadas, extrapolou, semanticamente, esta fronteira teológica, para identificar comportamentos semelhantes também no espaço da eclesialidade católico-romana e ortodoxa, assim como em outros universos religiosos como o Islamismo, o Judaísmo, o Hinduismo e o Sikhismo.”
Cristianismo Cosmopolita
“Pensar juntos globalmente é um antídoto contra o cativeiro cultural que caracteriza as nossas igrejas. A participação nessas organizações capacita pessoas a verem a si mesmas, suas pressuposições, seus estilos de vida, de uma maneira nova e aumenta a habilidade de exercer autocrítica e serem fiéis ao evangelho que proclamam.”
Afirmar a liberdade de culto como estratégia de combate à intolerância religiosa
“O racismo à brasileira está na ordem do dia e com ele a intolerância religiosa. Atitudes urgentes precisam ser tomadas e não bastam apenas ficar nos discursos. É necessário que o Estado brasileiro se posicione, que órgãos públicos legislativos, executivos e judiciários estejam atentos ao que está acontecendo.”
Democracia American Way
“A eleições presidenciais americanas, mais uma vez, provocaram elogios entusiasmados por parte da mídia e de colunistas brasileiros que vêem nos Estados Unidos o grande paradigma acabado e definitivo de democracia. (...) Na verdade, uma análise mais profunda mostraria que o sistema eleitoral dos Estados Unidos tem pouco de democrático e muito de mecanismos que inibem qualquer tentativa de quebra do duopólio de poder exercido pelos partidos Democrata e Republicano.”