Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
TRAGÉDIA, MEMÓRIA E ESPERANÇA SOLIDÁRIA
Ano 5 - Nº 19
Março de 2010
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

GREEN, James N. Apesar de Vocês: oposição à ditadura brasileira nos Estados Unidos, 1964-1985. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
A paixão pelo Brasil transparece nas linhas de 'Apesar de Vocês', livro com que o norte-americano James N. Green apresenta o resultado de sua pesquisa. O livro realiza um tributo às pessoas que combateram nos Estados Unidos a ditadura militar brasileira. Analisando as relações Brasil-Estados Unidos entre as décadas de 1960 e 1970, o autor adota como marco inicial a gênese do golpe de 1964. Green demonstra que as progressivas limitações às liberdades individuais no Brasil geraram protestos nos meios universitários, religiosos, políticos e artísticos dos Estados Unidos. A obra se detém com especial atenção sobre a rede de denúncias que, intensificada com o recrudescimento da repressão no Brasil, conseguiu levar até o Congresso norte-americano a discussão sobre a continuidade da ajuda militar e financeira à ditadura, lançando as bases do movimento internacional pela defesa dos direitos humanos.

BAHIA (Estado). Secretaria de Promoção da Igualdade. II Plano estadual de políticas para as mulheres. Bahia, 2009.
O II Plano Estadual de Políticas para as Mulheres é um instrumento construído pelas mulheres baianas, a partir das demandas apresentadas nas conferências Municipal, Regional e, também, na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizadas ao longo do ano de 2007.

Observatório da Cidadania. Diálogos sobre Violência e Segurança: razões e urgências. Rio de Janeiro: Ibase, 2009.
Os artigos e a entrevista desta edição especial do Observatório da Cidadania expressam a riqueza e a paixão presentes nos dois dias de debate realizados em 2008. Trata-se de um diálogo essencial sobre os dilemas e os desafios impostos diante de todos e todas que acreditam na utopia de uma sociedade em que a segurança pública seja efetivamente um direito, cujo exercício e cuja garantia produzam sentimentos de orgulho, e não de vergonha.

DIAS, Zwinglio M. Os vários rostos do Fundamentalismo: Fórum Ecumênico Brasil. Rio Grande do Sul: CEBI, 2009.
A publicação visa oferecer subsídios para o tratamento e a possível superação das posturas de intransigência e intolerância que o Fundamentalismo propicia.

IULIANELLI, Jorge Atílio Silva (Org.). Contribuições Ecumênicas para o Desenvolvimento Transformador. KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, 2009.
As conversas que serão lidas no livro Contribuições Ecumênicas para o Desenvolvimento Transformador foram tramadas e apreciadas durante Seminário realizado na Assembleia de KOINONIA, em São José dos Campos, São Paulo, no dia 02 de agosto de 2009.