Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
“RELIGIÃO E VIOLÊNCIA”
Ano 6 - Nº 25
Agosto de 2011
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Dicas Bibliográficas
 
Publicações incorporadas ao acervo de KOINONIA, recomendadas e disponíveis para consulta no setor de documentação. Saiba mais

SOUZA, José Carlos de Souza (Org.). Educação teológica no século 21. São Paulo: Editeo, 2011. 184 p. Nossa época levanta uma série de questões em torno da educação teológica. Algumas são estruturais, inerentes à própria dinâmica acadêmica. Outras dizem respeito ao contexto imediato do ensino teológico no Brasil: o reconhecimento oficial, A Educação a Distância, a crise dos modelos tradicionais de liderança pastoral, etc. Também há temas que se relacionam com nossas utopias. Afinal, que tipo de formação teológica almejamos? Como essas expectativas interferem em nossa prática? A presente obra se insere nesse debate e propõe caminhos para repensar a educação teológica no século 21, ao mesmo tempo, atenta aos desafios atuais e fiéis ao Evangelho de Cristo.
Nossa época levanta uma série de questões em torno da educação teológica. Algumas são estruturais, inerentes à própria dinâmica acadêmica. Outras dizem respeito ao contexto imediato do ensino teológico no Brasil: o reconhecimento oficial, A Educação a Distância, a crise dos modelos tradicionais de liderança pastoral, etc. Também há temas que se relacionam com nossas utopias. Afinal, que tipo de formação teológica almejamos? Como essas expectativas interferem em nossa prática? A presente obra se insere nesse debate e propõe caminhos para repensar a educação teológica no século 21, ao mesmo tempo, atenta aos desafios atuais e fiéis ao Evangelho de Cristo.

SCHLESINGER, H. Quem matou cristo? Rio de Janeiro: Editora Lidador. 122 p. Quem Matou Cristo? é uma voz de revolta contra um mito histórico que deve ser esclarecido, para evitar a continuação da absurda teoria do anti-semetismo religioso. H. Shlesinger enfrenta nesta obra um tema revolucionário, universal que durante vinte séculos foi silenciado. Em forma simples e acessível, desfilam perante o leitor fatos históricos de uma época que iniciou a nova civilização do mundo, porém da qual ficou um mito inaceitável contra um povo inteiro. Qual o veredicto? É o judeu culpado ou vítima de uma monstruosidade histórica? Quem Matou Cristo? Oferece uma notável análise histórica, chamando a atenção de todos os homens esclarecidos, de boa-vontade e lutadores pelas verdades mais importantes da nossa existência.
Quem Matou Cristo? é uma voz de revolta contra um mito histórico que deve ser esclarecido, para evitar a continuação da absurda teoria do anti-semetismo religioso. H. Shlesinger enfrenta nesta obra um tema revolucionário, universal que durante vinte séculos foi silenciado. Em forma simples e acessível, desfilam perante o leitor fatos históricos de uma época que iniciou a nova civilização do mundo, porém da qual ficou um mito inaceitável contra um povo inteiro. Qual o veredicto? É o judeu culpado ou vítima de uma monstruosidade histórica? Quem Matou Cristo? Oferece uma notável análise histórica, chamando a atenção de todos os homens esclarecidos, de boa-vontade e lutadores pelas verdades mais importantes da nossa existência.

NORA HERNÁNDEZ, Carmen. Género: selección de lecturas. Cuba: Editorial Caminos, 2008. 628 p. Reúne textos que expõem conceitos básicos sobre o tema, apresenta a teoria e a prática do feminismo, assim como os fundamentos de análise de gênero, entre outros temas. Incluindo diversas visões acerca de gênero e diversidade, os meios de comunicação, masculinidade, o corpo e a imagem nos produtos culturais cubanos.
Reúne textos que expõem conceitos básicos sobre o tema, apresenta a teoria e a prática do feminismo, assim como os fundamentos de análise de gênero, entre outros temas. Incluindo diversas visões acerca de gênero e diversidade, os meios de comunicação, masculinidade, o corpo e a imagem nos produtos culturais cubanos.

CARDOSO, Rodrigo. Os evangélicos e a ditadura militar. Revista Veja. V. 35, n.2170, jun. 2011. Documentos inéditos do projeto Brasil: Nunca Mais – até agora guardados no Exterior – chegam ao País nesta semana e podem jogar luz sobre o comportamento dos evangélicos nos anos de chumbo, marcado por delações de quem se alinhou aos militares e por perseguições aos que lutava contra o regime.
Documentos inéditos do projeto Brasil: Nunca Mais – até agora guardados no Exterior – chegam ao País nesta semana e podem jogar luz sobre o comportamento dos evangélicos nos anos de chumbo, marcado por delações de quem se alinhou aos militares e por perseguições aos que lutava contra o regime.

Dossiê São Paulo, hoje. Estudos avançados. v.25, n.71, jan./abr. 2011. 336 p. Os problemas urbanos e ambientais da cidade de São Paulo são o tema do dossiê da edição 71 da revista "Estudos Avançados". São 14 artigos e uma minicoletânea de poemas sobre a cidade de autores contemporâneos.
Os problemas urbanos e ambientais da cidade de São Paulo são o tema do dossiê da edição 71 da revista "Estudos Avançados". São 14 artigos e uma minicoletânea de poemas sobre a cidade de autores contemporâneos.

ACT Alliance. Annual report 2010, Suiça: ACT Alliance, 2001. 48 p. Primeiro relatório da ACT Alliance que apresenta ações realizadas em 2010 dos membros ACT em todo mundo.
Primeiro relatório da ACT Alliance que apresenta ações realizadas em 2010 dos membros ACT em todo mundo.