Tempo e Presença Digital - Página Principal
 
“RELIGIÃO E VIOLÊNCIA”
Ano 6 - Nº 25
Agosto de 2011
Publicação Virtual de KOINONIA (ISSN 1981-1810)
_Coluna Anivaldo Padilha
 

A proposta desta coluna é de articular reflexões críticas sobre acontecimentos que abarcam a esfera social e interferem no encaminhamento e no desenvolvimento da sociedade como um todo, possibilitando ao leitor o acesso a um informativo de caráter instrutivo e esclarecedor, na medida em que usufruir das observações, do estudo e da longa história de Anivaldo Padilha, articulista da coluna.

Direitos Humanos em Risco
Dois projetos de lei aprovados pelo Congresso Nacional, foram encaminhados para a sanção da presidenta Dilma Rousseff. Como disse em seu programa Café com a Presidenta “são duas leis importantíssimas para fortalecer a democracia no nosso país. A Lei do Acesso a Informações Públicas e a Lei da Comissão da Verdade vão tornar o Estado brasileiro mais transparente, vão garantir o acesso a informações e, também, Luciano, à história do nosso povo.”

CUMPRA-SE A SENTENÇA DA OEA
A posição dissimulada do estado brasileiro em não cumprir integralmente a sentença da OEA, impõe fronteiras aos direitos humanos, negando a responsabilidade coletiva que possuímos junto aos demais países membros em zelar e desenvolver os instrumentos do direito internacional dos direitos humanos.

Que o Amor e a Justiça Naveguem Serenamente
Sabemos que a homofobia tem raízes profundas na nossa cultura e está presente em todas as camadas sociais e em todas as instituições e, portanto, não é exclusividade de nenhuma delas. No entanto, há de se reconhecer que as organizações religiosas, principalmente as cristãs, que são majoritárias em nosso país, têm uma grande parcela de responsabilidade pela disseminação do preconceito e do estigma contra pessoas cuja orientação sexual não coincide com os padrões estabelecidos pela nossa cultura baseada em valores patriarcais.